27.12.06

hipocrisia materna [no congresso]

dona regina da silva é mãe do mais famoso policial militar brasileiro [marcelo da silva, carioca marido da atriz susana vieira]. e, como toda mãe, tem a mania de empregar a cegueira quando se trata de problemas de seus filhos. ela teve a cara de pau [de mãe] para dizer que seu filho não usa drogas, apenas que seu estado agressivo após a quebra de um quarto de motel no rio de janeiro era porque tinha "consumido álcool em excesso". ela só se esqueceu que o álcool é uma das drogas mais nocivas à sociedade brasileira. é tão droga quanto a maconha, a cocaína, a endorfina, a morfina, o ácido, o ecstasy, o ópio, o açúcar, a cafeina, a nicotina, o tabaco...

a atitude de dona regina, de proteger sem pensar a honra de seu filho, tem muito a ver com a cara de pau da maioria dos parlamentares brasileiros. tem a ver com a maneira que o congresso escreve a história do Brasil. é um reflexo. assuntos de interesses importantíssimos para o bem-estar da sociedade só são discutidos quando também colabora com o interesse pessoal de algum parlamentar. e ainda sim é tratado com desdém pela parcela congressista que não está nem um pouco preocupada com aquele assunto. não lucrarão nada afinal.

o que se ganha com determinados assuntos é o que conta. desde o aumento da popularidade entre os pares no congresso, como entre a população. é isso que interessa. para que defender causas polêmicas, como a relação da sociedade brasileira com as drogas, ou os efeitos do álcool e do cigarro na população? ou até mesmo questões ainda mais espinhosas, como a legalização ou não do aborto. não, não, eles não estão preocupados. assim como dona regina, eles só se importam em limpar a barra própria. que se dane a coletividade. para dona regina, basta ver uma reportagem das organizações globo sobre os 'males do álcool' para que ela mude de idéia.

a verdade é que pouca gente tem vontade ou capacidade para dar a cara para bater e discutir seriamente assuntos cabulosos. a pressão é muito grande.têm as bancadas no congresso que só defendem os interesses. tem a bancada da pecuária, da soja, das armas, da agricultura, do meio ambiente, dos evangélicos, do futebol, dos empresários, dos grileiros, dos fazendeiros, dos donos de fazendas de carvão, da indústria de papel e celulose, da exploração escrava... só não existe a bancada do progresso e da evolução.

muito menos das mães.

Nenhum comentário: