25.12.06

groselhas natalinas

hoje é dia 25. natal dia das groselhas natalinas. e nada melhor que o bento 16 para destilar mais algumas de suas declarações sem coerência. falam-se de hugo chávez e de evo moráles como líderes populistas na américa latina, mas o papa alemão conservador também gosta de falar das suas.

desta vez, pediu que seja revista a situação das crianças no mundo, essas que pegam em armas nos conflitos no oriente médio. só se esqueceu de falar se as crianças molestadas pelos padres católicos nos estados unidos se encontram em suas orações.

o papa também expressou sua preocupação com os conflitos no oriente médio [no iraque e no líbano, sobretudo], e também lembrou que não se pode cultuar a tecnologia. que deus está acima de tudo isso e a tecnologia não funciona sem a presença de deus.

ao falar sobre as crianças que "mendigam ao redor do mundo", bento 16 se esqueceu. acabou não lembrando que o vaticano, o estado mais rico do planeta, tem sua renda proveniente da mendicância feita com seus fiéis. os fiéis dão dinheiro, e o vaticano enriquece.

já sobre os conflitos no oriente médio, bento 16 também se esqueceu que foi a igreja católica que pregou o conflito durante anos [contra quem não acreditava nos dogmas católicos e discordava de suas colocações]. para isso matou muita gente. gente de bem.

e a tecnologia também é muito apreciada dentro dos muros do vaticano. tecnologia que criou o papa-móvel, que digitalizou os arquivos sagrados da igreja, que organiza o sistema de segurança para proteger a fortuna. uma quantia organizada desde muito tempo, repleta de obras de arte e trabalhos em ouro que hoje deveriam estar em museus, e não nos cofres sagrados do vaticano.

mas, discursos são discursos, e abraça quem quiser.

Nenhum comentário: