17.12.06

sobre a caixa de sulfite

os brasileiros são mesmo guerreiros. porque se dependerem de quem organiza as coisas por aqui estão [estamos] ferrados. sem rumo. muito menos direção. quando muito orientação. parece que as coisas não funcionam mesmo. ninguém testa nada antes de pôr em prática. a idéia é simplesmente cumprir o objetivo, mesmo que da maneira mais caótica.

final da copa do mundo de ginástica, no ginásio do ibirapuera, deu mostras do porquê quase todos os esportes por aqui são chamados de 'amadores'. para se ter uma idéia, os oito melhores atletas do mundo entre 2005 e 2006 estiveram no ibirapuera para a disputa. e nem isso foi suficiente para que os bastidores fossem organizados.

teoricamente, a competição poderia contar como ensaio do pan-americano do rio de janeiro, em 2007. mas a bagunça foi tanta, que fica difícil de imaginar um pan-americano por aqui. que dirá uma copa do mundo de futebol ou uma edição dos jogos olímpicos. impensável. funcionários perdidos, sem as corretas informações era o mínimo.

a sorte [e muitas vezes azar] é que os brasileiros são mesmo guerreiros. os resultados dos ginastas brasileiros foram tão expressivos, que juntando isso ao ineditismo do feito [foram duas medalhas de ouro (solo com diego hypólito e daiane dos santos), duas de prata (daniele hypólito na trave de equilíbrio e laís souza no salto) e uma de bronze (laís souza no solo)] ofuscam a bagunça. o caos.

no fim foi tudo um sucesso. lindo, magnífico. e enquanto isso, um dos funcionários da organização me pede de volta a caixa de papel sulfite que usei nos dois dias como assento na sala de imprensa, por falta de cadeiras. ao apagar das luzes do ginásio, tudo é experiência e aprendizado. resta apenas colocar em prática tudo isso. que venha o pan-2007.

Nenhum comentário: