9.12.06

a tábua [de esmeraldas]

Julgar aquele ou este disco como o melhor da carreira de jorge ben (para muitos vai ser sempre chamado assim) será considerado um absurdo por algumas pessoas que gostam de sua obra. Uns preferem seu primeiro disco [Samba Esquema Novo, 1963], que revolucionou a música com aquela batida diferente. Tem também aqueles que preferem África Brasil [1976] marcado pela exaltação das raízes afro da música brasileira, além do futebol e do esoterismo. Fica difícil escolher o melhor. É que na verdade não existe o melhor, mas sim aquele que é o melhor enquanto [no momento] escuta. Nada mais que isso. É um melhor temporário.

Sendo assim, 'A Tábua de Esmeraldas', lançado em 1974, exatamente 11 anos depois do primeiro registro por uma gravadora, aparece como um disco mágico, daqueles que não se consegue pular sequer uma faixa. Ele não enjoa nunca. São 12 músicas da melhor qualidade, todas elas escritas de maneira solo, não divide as composições.

Muito influenciado pela leitura da obra do alquimista Hermes Trimegistos, Jorge Ben consegue transformar isso em ótimas músicas, caso de 'Os Alquimistas Estão Chegando', 'Errare Humanun Est' e 'Hermes Trimegistos e Sua Celeste Tábua de Esmeralda'. Esta última é composta também com frases geniais, como as encontradas na 'Tábua de Esmeraldas' escritas por Hermes em tempos remotos: "O Sol é seu pai; a Lua é sua mãe; o Vento carregou-o no ventre; a Terra é sua nutriz", que representa os 4 elementos é um ótimo exemplo. Bom demais. Provoca uma certa sensação de paz.

Sensação boa também provoca 'Eu vou torcer'. Na sucessão de palavras agradáveis (paz, alegria, amor, sorriso...) Jorge Ben exalta as coisas gostosas da vida, e dá uma lição de otimismo e alto-astral. A letra diz que "vou torcer pelas moças bonitas". Assim, o carioca de suíngue especial não deixa as mulheres de lado. 'Magnólia' e 'Menina Mulher da Pele Preta' representam a capacidade que JB tem de tratar as mulheres com carinho, com doçura e certo respeito. Em 'Minha Teimosia é Uma Arma pra Te Conquistar', o poeta bombardeia uma certa 'mulher' com todo o seu poder de persuasão, seu repertório de agrados. Sempre de maneira descontraída e muito direta.

A marca das raízes africanas gravadas na 'Tábua' é, sem dúvida, 'Zumbi'. Com o violão que só ele sabe [ou sabia?] tocar, JB faz sua referência a Zumbi dos Palmares, e todo o universo dos escravos que viveram no Brasil na época da Casa Grande & Senzala. A música 'Brother' segue a veia negra. O violão bem marcado, um delicioso coro acompanhando e a letra escrita em inglês mostra uma forte influência da música gospel negra norte-americana. A passagem "Jesus Christ is my Lord, Jesus Christ is my friend" entrega isso.

Jorge Ben também aproveita para falar da vida dos outros, conta história em duas canções: 'O Namorado da Viúva' e 'O Homem da Gravata Florida (A Gravata Florida de Paracelso)'. Novamente com bom humor e sacadas fantásticas, JB conta a história do cidadão Paracelso, que usava uma "gravata sensacional" com detalhes na gravata — novamente o alto-astral e a sensação de paz e prazer encontradas em várias de suas letras. Já em 'O Namorado...', o enredo é sobre um uma viúva que deixa todos loucos para ficar com ela. É um barato.

A música 'Cinco Minutos (5 Minutos)' é um lamento de Jorge Ben. De novo encarnando o poeta que tem uma relação bem sincera com as mulheres, JB mostra uma afetiva em que se deu mal, foi rejeitado. Com aperto no coração, o poeta tenta justificar o valor do tempo. Perder a mulher — como na canção 'Que Pena', do disco Jorge Ben [1969], é fato recorrente em sua letra. Encerra-se 'A Tábua' com uma música reflexiva e intrigante.

'A Tábua de Esmeraldas', no mínimo, ocupa um lugar entre os melhores discos da carreira do compositor carioca, torcedor do Flamengo e apaixonado pelas mulheres e pelas coisas boas da vida — o disco está entre os melhores da música brasileira. Vale a pena ouvir 'A Tábua'. É garantia de boa música.

Melhor mesmo é ouvir 'A Tábua' em vinil, se possível, lógico. Isso pelo simples fato de poder ficar pirando nos desenhos da capa, que em CD se restringe a uma cópia reduzida — na contra-capa do vinil é possível ver uma gravura de Hermes Trimegistos sobreposta a uma foto de Jorge Bem em que não aparece seu rosto. Aparecem apenas seus braços segurando um violão elétrico para baixo, como quem descansa para falar ao microfone entre uma música e outra.

Fantástico!

o texto foi publicado no sítio da banda 'clube do balanço'

Um comentário:

Anônimo disse...

Que louco esse texto Fá! Ainda não tinha lido...vc não sabe nada sobre jorge ben, né? Adoro! Isso é muito legal!
Um puta diferencial, principalmente numa festa em que vc ouve um som e tem a oportunidade, se estiver numas, de trocar idéia sobre o que está escutando. Demais! O melhor ainda é que não é só Jorge ben, são outros sons tb...vc é foda!
Muito legal! Não falo continue assim, pq seria besteira, sei que vc irá continuar sempre!

Parabéns!

Bjos

Ana Cancello