Mostrando postagens com marcador repressão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador repressão. Mostrar todas as postagens

1.10.10

terroristazinho de merda [com orgulho]

decidi essa semana que vou responder todo emeio/spam/corrente que chegar à minha caixa postal. e eis que pedi de maneira educada e com certa ironia que me retirasse de sua lista. ele defendia o jornal 'o estado de s. paulo', dizendo que teríamos de tomar a mesma atitude (há duas semanas do pleito presidencial) e apoiarmos josé serra como fez em seu editorial o jornal da família mesquita.

pedi dessa singela maneira, olha como sou bonzinho:

"poderia por favor, tucaninho, me tirar da sua lista.
eu trabalhei no estadão e sei bem quais são os interesses desse jornal golpista. mande essas bobagens apenas aos seus pares.
se liga... me tira dessa sua lista golpista por favor? tá com saudade do AI-5?"

eis que recebo uma resposta do ruralista latifundiário de ribeirão preto e adjacências:

"Vai para puta que pariu Terroristazinho de merda. Terei o maior prazer em retina-lo (sic)"

é assim que se manifestam os burgueses reacionários, loucos para continuarem no poder, não perder a hegemonia e o domínio sobre as massas. afinal, é nessas horas que a gente percebe certas coisas. pessoas educadíssimas nas mesas dos abastados clubes de campo, campos de pólo e gados premiados, que não suportam verem suas ideologias passadas sendo derrubadas pelo tempo. tenho pena.

e antes de mais nada, como me escreveu moreno bastos, "pau no cu dos tucanos, pau no cu dos petistas. viva o novo socialismo"

22.9.10

pra que tudo isso? [tudo por um quilo!]

a polícia civil, é preciso dizer, gastou seis meses estudando o 'movimento' em um posto de brasília (video + texto), nossa querida terra dos bonzinhos de termo e gravata. pelo visto na matéria publicada no fantástico, mobilizou-se com o nosso dinheiro [dito público] para apreender apenas meio quilo de cocaína e outro meio quilo da marijuana.

puta q'eu pariu!

como assim? quanto dinheiro jogado fora pra pegar 500 gramas de drogas. se levarmos em consideração que a cannabis, vulgarmente chamada de maconha, é uma erva, e não uma droga elaborada, o custo dessa operação me parece ter sido ridículo. o políça no final, quando os trafica, claro, conseguem escapar, me manda pro repórter almofadinha-investigativo:

_"Eles coloca o carro ai, e fugiram quando a gente chegou." E o outro mostrando uma arma. "Dois cartuchos deflagrados, que deve ter sido aqueles que ouvimos quando chegamos ao posto."
(sic em tudo)

não precisa dizer mais nada.
façam o favor de irem atrás dos peixes graúdos.

incompetência pouca é bobagem.
pra que tanta polícia no brasil, afinal!?

10.5.09

marcha da maconha

se aqui na escrota são paulo, com seus engravatados escrotos e puritanos, a marcha da maconha 2009 foi embargada na maior cara de pau, ignorando o 'estado democrático de direito', como gosta de falar o maior babaca da corte brasileira, o ministro bobo e amigo da ditadura gilmar mendes, no rio a marcha funcionou. e foi tudo dentro da ordem, do respeito e da moralidade.

informações quentes direto do growroom.
seu espaço pra crescer.

lembrando que apologia ao crime faz o governo, quando não resolve as causas de interesse da sociedade. apologia ao crime faz a camara dos deputados e o senado, que deixam que seus integrantes mamem nas tetas da besta do dinheiro público.

calhordas!

26.2.09

e a educação?

Mesmo com Lei Seca, Carnaval registra maior número de acidentes nas estradas

será que irão fazer uma nova lei para a lei funcionar?
qual será a nova desculpa? qual será o novo tema de discussão?
será que vão colocar a culpa nas balas vendidas no farol?
ou vão continuar varrendo as coisas para debaixo do tapete?

de educação ninguém fala!

12.2.09

querem queimar o phelps

o moralismo norte-americano está mesmo disposto a fuder a vida do nadador michael phelps, flagrado dando umas bongadas em uma festa universitária. o cara tem 23 anos e já tão querendo levantar provas pra talvez prenderem o nadador.

outras pessoas já foram presas. e segundo os advogados de dois detidos, as perguntas do xerife [eles ainda usam essa alcunha] eram sempre sobre o nadador.

deixa o cara em paz. assim ele vai acabar privando mesmo o mundo de mais um desempenho assombroso em jogos olímpicos em londre-2012. deve ter interesse grande nisso tudo.

ah, se tem.

como bem lembrou gabriel navajas, um dos jornalistas da velha-guarda esportiva, apesar da juventude, "SE FOSSE O USAIN BOLT IRIAM TIRAR O COURO DO NEGÃO!"

apenas lembrando. usain bolt foi aquele preto que ganhou os 100 metros rasos em pequim-2008 com muita vantagem sobre os rivais. acenou para a câmera antes de passar pela linha de chegada. ah, se não me engano ele ganhou os 200 metros também com sobras.

sem foto alguma já levantaram suspeitas sobre o doping do atleta, imagina se flagram o cara com um spliff a la bob marley?

por ser jamaicano, a piada estaria pronta para os preconceituosos de plantão, como o david lettermann nos EUA e o jô soares, aqui no brasil.

queima todo mundo.

6.2.09

sabotagem em nome da moral

e não foi que os moralistas ianques acabaram punindo mesmo o nadador michael phelps. típica punição moral, já que o fato de ter sido flagrado dando uma bongada numa festa universitária não tem nada a ver com sua condição de atleta. serão três meses de punição. além disso, o ganhador de 14 medalhas olímpicas na natação aos 23 anos de idade não receberá repasse de verbas de patrocínio da entidade que comanda o esporte nos estados unidos.

eles, os dirigentes que julgam a moral de phelps, já que não foi pego em nenhum exame anti-doping, deram uma explicação pífia, que beira o ridículo, para justificar a suspensão imposta.

ainda bem que depois de londres-2012 ele irá parar de competir. foi o que ele disse. talvez decidirá se aposentar com mais algumas medalhas de ouro no peito. tudo isso aos 26 anos.

poderá assim, desfrutar da vida normal.
e dar suas bongadas em paz.
longe daqueles que pretendem sabotar sua carreira.

tudo em nome da moral.

1.2.09

14 medalhas olímpicas [e um BONG!]

primeiro, foi o melhor jogador de vôlei do brasil e, na oportunidade, era considerado o melhor do mundo: GIBA. agora foi a vez do maior nadador de todos os tempos: MICHAEL PHELPS. foi flagrado dando uma bongada em uma festa universitária. vale lembrar que o cara tem 23 anos e já disse que vai se aposentar após londres-2012.

dono de 14 medalhas olímpicas de ouro, sendo essas oito ai em cima conquistadas nos jogos de pequim-2008. tem outras 17 medalhas de ouro em mundiais... será que foi tudo na base do doping!?, perguntarão os imbecis.

uma coisa é que todos se dizem arrependidos. outra coisa é que vão continuar queimando. continuarão a ofender a moral da sociedade hipócrita, com suas carreiras bem sucedidas.

cada um investe na carreira que achar melhor.

----
- a matéria original do news of the world - aqui

25.1.09

várias narigadas

enquanto a barbaridade acontece, milhares de cheiradores de cocaína dão suas narigadas atrás de suas mesas.
sem pála e na maior limpeza.

8.1.09

sustentabilidade canabinnóica[homebox]

a sustentabilidade não é pauta apenas dos assuntos sobre o meio ambiente. o sistema no brasil criou uma maneira perfeita de estimular e sustentar o tráfico [drogas, armas, órgãos, animais, influências, mulheres...] fechando os olhos para o que é óbvio: os poderosos do alto escalão de brasília são os que alimentam e ganham muito com esse estímulo.

por isso, começando o hempy nem year 2009, gostaria de anunciar que a sustentabilidade chegou até nós, humildes maconheiros do terceiro mundo. os jardins urbanos, loja de hidroponia e cultivo em interiores, apresentou uma ótima solução para não precisarmos mais alimentar o tráfico. assim, a tarefa principal fica na mãos dos caras em brasília.

mesmo que modestamente. para aqueles que podem investir no 'auto-sustento' cannabinóico, ou até mesmo skuncóico, a dica é:

HOMEBOX - jardins urbanos

é só aderir.

----
"não tem jeito, a gente sempre investiga, investiga, e chega nos poderosos em brasília. é como se fosse um bicho grande com várias cabeças. mas a cabeça principal é difícil de pegar, porque estão meio que protegidas pelas altas cúpulas. mas uma hora a gente chega lá" - protógenes queiroz, delegado da polícia federal, quem comandou a operação satiagraha, responsável pela prisão de figurões do poder obscuro no brasil.

11.9.08

do morro [discurso aos medíocres]

e do alto do morro ele gritou. como se todas as energias daquele gritar transformassem os sonhos em realidade, e as injustiças seriam adulteradas em forma de justiça.

"lá, bem prá lá pro lado das outras vidas. aquelas que serão mais agradáveis. que serão mais loucas, mais intensas. receberemos os medíocres de braços abertos. fiquem à vontade nesse mundo de hipocrisia e desigualdade. onde quem pode mais é aquele que tem dinheiro. fodam-se os medíocres, que se danem os homens de pouco caráter, que tiram do cidadão o direito de deixar suas vidas menos pesadas, dolorosas...

toda noite ele gritava isso. ficou rouco, é claro, muitas vezes. e o discurso era imenso.

após acabado o discurso que executava [quase] todos os dias, aproveitava para organizar as operações do dia seguinte. no seu negócio lucrativo, mas não para ele. mas sim, para os homens de colarinho branco. aqueles mesmo que entre ano e outro exploram as mazelas da sociedade em próprio benefício, e de seus pares.


seu negócio era sinistro. ele sabia disso.
trabalhar no tráfico tem suas conseqüências.

o morro era o do cantagalo. terra de bezerra da silva.

salve bezerra!

21.4.08

liberdade é o caralho!

cinco pessoas foram presas ontem [20.abr] no rio de janeiro. elas estavam panfletando. a mesma coisa que a igreja universal faz, a mesma coisa que o compradores de jóias e ouro fazem no centro das grandes cidades, a mesma coisa que os estelionatários fazem, a mesma coisa que o governo faz à respeito da dengue, a mesma coisa que imobiliárias fazem... a técnica é mais antiga que andar para frente: distribuir, em forma de panfletos informativos, o ponto de vista sobre determinado assunto. seja ele ideológico, comercial, pessoal, de utilidade pública...

a única diferença é que a rapaziada estava panfletando a 'marcha da maconha'. passeata que será realizada no dia 4 de maio em dez cidades brasileiras. que pede que, pelo menos, se inicie um debate sério sobre a descriminilização da cannabis. manifestação legítima, garantida pela constituição federal brasileira:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;”

a hipocrisia no brasil beira o escândalo. enquanto a mídia se mobiliza em favor de determinados políticos, se mobiliza para julgar cidadãos por antecipação, se mobiliza para desmoralizar governos voltados para o povo pobre, a polícia faz esse trabalho sujo de prender pessoas que defendem [não fazem apologia] ideais para alimentar a imprensa.

louca para que os pobres sejam cada vez mais pobres. a elite, com seu pensamento egoísta, dá risada de suas poltronas confortáveis, com a mesa de centro forrada de cocaína e uísque 18 anos.

e ainda tem gente que acredita!

15.4.08

a história ianque[do mato]

em tempos de marcha da maconha, organização mais que necessária, feita por gente inteligente, trabalhadora e engajada nos direitos do indivíduo, nada melhor do que jogar ainda mais luz sobre o tema: cannabis. a falta de informação sobre o assunto é notória, baseada em conceitos pré-estabelecidos por uma política, sobretudo, norte-americana de combate à uma planta. "é coisa do demônio. de bandido. os assassinos usam maconha".

o companheiro vilauba herrera já falou sobre o documentário grass[1999], mas também gostaria de fazer minhas palavras. é um filme rico em informações sobre como os estados unidos conseguiram transformar em um monstro aqueles que usam a cannabis. tudo porque tinham medo dos imigrantes mexicanos. a publicidade ianque contra a erva é uma das mais escrotas de todos os tempos. muito semelhante à publicidade utilizada na invasão de países ao redor do mundo. vide iraque, nicarágua, vietnã, afeganistão, cuba, panamá, coréia... [vilauba me ajudou].

contrários ou favoráveis à erva. o filme serve a todos. a película tem excelente narração de woody harrelson, de quebra. documentário bastante irônico, que define por períodos cada técnica empregada pelo governo ianque na tentativa de extingüir da terra uma planta. coisa digna de brincar de ser deus. coisa de norte-americano. tem hora que o riso e o choro caminham juntos, porque a falta de veracidade dos argumentos parece coisa de quarta série.

quem quiser baixar o torrent do filme, só clicar aqui e boa viagem.

promoção: quem comentar depois aqui suas impressões sobre o filme ganhará um cigarro, não de maconha, é claro, mas qualquer um da philips morris, ou da souza cruz. podem escolher. ah, e quem tirar uma foto assistindo ao filme leva de brinde uma garrafa de cachaça, de cerveja ou um calmante tarja preta da indústria farmacêutica, onde todos os produtos são lindos, maravilhosos. e ainda tem a opção de utilizar o mundo fantástico dos genéricos.

crédito do torrent
[www.cinecombo.blogspot.com]

27.3.08

[longa] estrada da ]liberdade[

tinha 19 anos. queria manter a postura, não era medroso. a fita tava quase levantada. faltava um mês. ele resolveu entrar na barca e as coisas começaram a ficar 'moiadas'. sua função era simples, ele aceitou. foi agir junto com o primo e mais três comparsas. foi a brecha que o sistema esperava. era até que de boa. jogava bola e fugia da mãe. um monstro que tentava lhe obrigar a estudar na base da mangueirada. não dava para os estudos. e olha que na sua rua eram três escolas.

com a vítima já no cativeiro, a ação começou a degringolar. a queda de um balão na frente da residência escolhida foi o empurrãozinho pro jogo de dominó. um maluco acabou assassinado na disputa pelos restos do balão. coisa típica na periferia de uma cidade grande como são paulo. na confusão, ele mesmo sugeriu que liberassem a vítima, uma mulher. rica, segundo as informações levantadas, por bem mais de um mês, pelo observador, que levaria sua parte dos 250 mil reais exigidos.

a coragem se transformou em medo. a mulher já estava solta. a maioria dos funcionários da ação fugiu, com medo de cair na tranca-dura. ele não. ficou em casa, vivendo a vida normal. até que o primeiro miliante foi encontrado pela polícia e a casa caiu. o mesmo que o chamou de medroso começou o processo de dedurar todos. ele caiu por conta de uma foto na carteira de reservista ["nunca gostei de tirar fotos, mas elas foram parar no fantástico e os carai."]. o x-9 foi com a polícia na sua casa apontá-lo. "eu não tava em casa. tá moiado pra ele agora. trombei agora com ele, mano. quando todo mundo sair, vamo conversar."

a setença do juiz foi implacável. mesmo a vítima não tendo reconhecido ele, o juiz sentenciou o
bando: 12 anos de prisão. foi parar na vida dura do sistema prisional brasileiro. passou fome, jogou bola, estudou, pensou na vida. e perdeu a mulher. desde então decidiu ficar sozinho e não gosta de colocar os nomes dos parentes na lista de visitas. tem certeza de que está sozinho na vida.

aos 25 anos, cumpriu seis anos e três meses da pena. após passar pela tranca-dura, vive em regime semi-aberto na penitenciária de valparaíso, cidade 572 quilômetros distante da capital. noroeste paulista. não é um paraíso, mas pelo menos lá não toma tapa na cara de agente todo dia. joga uma bola, muito de vez em quando, porque não quer arrumar para a cabeça. jogar bola pra ele tem de ser sério. é diversão, mas é coisa séria. parceiro gritando pra tocar a bola, pra deixar de ser fominha, não. ele não suporta.

no última páscoa teve a sua primeira 'saidinha'. claro, foi pra capital. passeou pelas suas quebradas. ficou bastante em casa. saia só depois das 23h e "não dava vontade de parar de andar. cidade é muito grande e era só isso que pensava, em andar, mesmo que sem rumo." domingo bateu uma depressão. tinha de voltar no dia seguinte. chegar antes das 17h em valparaíso.

se não chegasse, teria uma punição. não poderia usar da saidinha do dia das mães. o trânsito embaçou na ida da zona leste até o terminal rodoviário da barra funda. perdeu a condução da empresa capitalista e dominadora que lhe enfiara a faca em quase 100 mangos. monopolista, a empresa não tem dó. o preço é esse e acabou. aproveita que ainda tá barato pra você. teve de voltar no dia seguinte e perdeu o direito da saidinha do dias das mães.

como só sairia agora no dia dos pais, já sabia quanto tempo demoraria: "três meses e pouco, ó". estava desanimado, mas acreditava muito na liberdade condicional que poderá sair daqui um ano e oito meses. "setembro de 2009. só não sai isso antes porque a execução é muito demorada naquela região. o estado deveria enjaular as pessoas, mas lhe dar as condições mínimas. a água é racionada, a comida é menos de 300 gramas. isso ninguém mostra."

é verdade, o estado só se preocupa com números. não existe amor, nada disso. agente penitenciário bate pesado, dá tapa na cara de bandido, esculacha. "mas na hora que dá uma viradinha, vira tudo pai de família, por favor, não me bate, não... " no ônibus apertado, diz que só se envolveu com seqüestro e assalto. "tráfico eu não gosto não. e também não gosto que as pessoas usem drogas. a minha é o cigarro." a mãe usava drogas e lhe batia. também puxou cadeia, mas ele nem quer mais saber dela.

reclamou do café ruim da rodoviária. o pior de sua vida. tomou dois. deu um jeito e conseguiu dar alguns tragos no banheiro do baú. não incomodou os passageiros. conforme as cidades ao longo da marechal rondon foram ficando para trás, parecia que as energias libertárias iam se esvaindo. ficando no asfalto. quilômetros de asfalto e muito verde. cidades obscuras e máquinas que soltam fumaça. espetáculo lindo, fotográfico. porém, melancólico.

o sono já tinha ido embora. a expectativa ia ficando maior e sonho de voltar à liberdade ficavam evidentes. contrastando com o nó na barriga que os quilômetros seguintes traziam. a cada parada, um pouco mais de aflição. como já estava atrasado, iria curtir mais um pouco na cidade, pequena. voltaria , "tipo, cinco e meia pro presídio. " por isso talvez a melancolia não foi máxima.

sua cidade chegou, pegou sua sacola. tinha um parceiro e resolveram ficar na cidade juntos. esperou a mala, mas antes colocou sobre a camiseta de seu time, uma blusa. a partir daquilo, a contagem regressiva iria acelerar. seu peito apertaria mais uma vez. a liberdade voltaria mesmo a ser conto, apenas sonho... agora, ele seria de novo só do sistema prisional. como um monstro que engole e regurgita as pessoas como bonecos. mas tudo isso já ficou pra trás, na rodovia.

[baseado em fatos reais]

17.3.08

discurso barato[lobby do tabaco]

RECEITA BARRA IMPOSTO MAIOR PARA CIGARRO
[uol, 17/03, às 2h33]

(...) Enquanto o Inca (Instituto Nacional de Câncer) quer o maço a R$ 4 ou R$ 5, a Receita defende um valor bem menor, R$ 1,74. O fumo no Brasil é um dos mais baratos do mundo e, para a área de saúde, elevar os preços reduziria o consumo, que em 2007 chegou a 150 milhões de cigarros. Calcula-se que cerca de 200 mil pessoas morrem por ano vítimas de doenças causadas pelo cigarro.

A Receita Federal não quer abrir mão de seu papel de criador da política tributária e diz que um aumento no preço elevaria ainda mais o mercado ilícito de cigarros. (...) [grifo feito por minha conta]

-----------------

com esse discurso falso e interesseiro baseado unicamente no lobby das empresas do cigarro, que liberem, pois, a cannabis. cambada de hipócritas !!!

os argumentos são os mesmos. se o "mercado ilícito de cigarros irá aumentar" com maior incisão de impostos e, por conseqüência, o encarecimento do maço de cigarros, é possível dizer que o mercado ilícito da droga sofra grandes perdas com, pelo menos, a descriminalização do uso da cannabis.

com uma utópica legalização, então, a coisa poderia sair ainda mais do poder dos traficantes. por isso, trabalhos como o do pessoal da marcha da maconha se fazem mais do necessário. é coisa obrigatória em um país livre como o brasil. vamos fazer campanha pelos coffee shops.

trivia pertinente: quais são mesmos os efeitos benéficos do tabaco?
a) câncer de boca; b) câncer de pulmão; c) câncer de laringe; d) câncer de esôfago; e) todas as anteriores e um poquito mas.

"a hipocrisia é a mentira da mentira" [tim maia, o doidão]

12.3.08

biquinho[e alguns detalhes]

os calhordas do congresso nacional aprovaram o orçamento de 2008. com um certo atraso, é verdade, mas finalmente aprovaram. e o que mais me interessa nisso é ter realmente certeza que o Brasil tornou-se o país do biquinho e também da malemolência em benefício próprio. hipócritas de plantão.

as camadas mais altas da sociedade fazem biquinho para tudo. a elite faz biquinho porque tá cansada. faz biquinho porque os pobres começaram a invadir os aeroportos. faz biquinho porque tem relógio roubado. faz biquinho por causa dos impostos. faz biquinho porque a daslu teve problemas com o ministério público. faz biquinho porque o lula tá no poder. faz biquinho porque existe o chávez, a venezuela e todo o resto dos 'macaquitos' da américa latina...

são os biquinhos mais variados. ai, quando os pobres resolvem fazer o seu biquinho e reclamarem seus direitos, a polícia vai lá e desce a borracha. enquanto isso, nos mais altos escalões do governo, o povo é o que menos importa diante do poderio das emendas parlamentares, do dinheiro que jorra da máquina pública, e da maneira fácil e dissimulada como metem a mão no que é da população. não fazem bicos quando os bancos lucram.

a população tá cansada, ousaria arriscar a opinião, de ver os ricos em cima de montanhas de dinheiro, enquanto os pobres continuam sendo tratados como o lixo que deve ser escondido [sempre que possível] nas brechas do sistema [leia-se as penitenciárias, presídios, delegacias, tribunais de júri ou qualquer lugar onde uma decisão possa tirar um pobre de circulação, como uma falsa higienização da sociedade].

não tem gente presa por conta de uma lata de óleo? um pote de manteiga? e tantas bobagens mais que fazem feio perto dos escândalos e atitudes descaradas de 'filhadaputagem' dos governantes? cadê os verdadeiros representantes do povo, daqueles realmente precisam de uma política pública eficiente? porque sem ninguém olhando pelos pobres, a tendência é que morram esquecidos num canto qualquer. e serão enterrados numa cova rasa e sem identificação.

a aprovação do orçamento 2008 me fez lembrar esses 'pequenos detalhes' porque representa, pelo menos no papel, o destino virtual de uma grande parte do dinheiro arrecadado com impostos, e tudo mais que o estado possa ter direito. e imaginar que esses pulhas do congresso nacional ficam fazendo joguinho de cena pra aprovarem matérias de extrema importância para o Brasil é ter certeza que eles não dão a mínima pra nação.

afinal, eles estão muito bem de vida. só precisam do povo de quatro em quatro anos mesmo. e que tudo continue assim. deus salve os políticos. eles precisam de mais [digo, paz].

por[emiliano cienfuegos]

26.10.07

moto serra[de ouro]

Derrubada de floresta na fronteira cresce 600%

essa blairo maggi (PR-MS) vai morrer de inveja. aquele porco capitalista.

lembram daquele vídeo onde o pessoal do greenpeace ficou preso e não pôde chegar na reserva indígena para realizar um trabalho com os índios "deles"?

pois bem... pedaço dele.

24.9.07

tropa de elite [por latuff]

ilustração de carlos latuff que seria publicada no jornal da Associação dos Docentes da UFRJ.

fonte: [cmi brasil]

3.9.07

Amazônia, uma região de poucos

já viajei com o'escriba. foi num daqueles eventos de tênis que ocorrem a cada ano na privacidade grã-fina da ilha de itaparica, na bahia. ele não deve se lembrar, de mim, talvez, mas depois ainda nos encontramos em jogos de futebol. ele, se não me engano, era correspondente do jornal do brasil aqui em são paulo. eu era foca, no jornal da tarde, e ainda não sacava as atuações do lado negro da força.

mas o interessante é que ele, o escriba, apareceu anos depois na minha vida, em forma de leitura diária em seu blog, que atualiza desde muito tempo [
aqui tem uma entrevista interessante com ele e pequenos segredos]. pode parecer rasgação de seda, mas me inspirei muito no formato do seu veículo de idéias para criar esse espaço aqui no mundo virtual.

bom, mas tudo isso é para dizer que arranjei no blog dele um excelente e verdadeiro vídeo sobre a atuação dos fazendeiros nos rincões mais distantes da sociedade hipócrita brasileira. uma terra onde o ser humano perde qualquer direito democrático, é obrigado e dar satisfações de todas as suas ações e é ameçado da forma mais covarde e agressiva.

não é necessário nem entrar no mérito da questão, basta observar o nível de democracia que algumas cidades, como juina (MT), onde se passa esse documentário do greenpeace sobre a tentativa de uma equipe de reportagem alcançar a aldeia dos índios enawe-nawe. me chamou a atenção as ameças de morte no hotel. em frente das câmeras. imagine longe delas.

crédito[da ilustra] junião

31.7.07

muito além de noel rosa

a rede globo colocou no ar outro dia um de seus programas oportunistas, o som brasil. desta vez, o 'artista' escolhido foi noel rosa. o próximo será o "nosso (sic) maluco beleza, raul seixas". o programa tenta injetar a música de noel rosa, quase toda arquitetada na segunda década do século passado, na cabeça dos jovens atuais-descolados de celular na mão e cartão de crédito no bolso (perto ali da carteirinha de estudante). tem o direito de tentar.

mas, acabou ficando meio ridículo. maria rita, lucas santtana, orquestra imperial (ou seria global?) e um tal de marcos sacramento. são "artistas renomados fazendo a música de noel rosa", anunciou a anfitriã patrícia pillar, mulher de ciro gomes. muito linda, mas num papelzinho bem ridículo no 'palco giratório' da grobo. renomados eu gostaria de saber onde: no alaska, na eslovênia ou na lituânia? conhecidos alguns, renomados passam longe. e muito.

nem maria rita, a mais 'rodada' ali, escapou da situação constrangedora. sem levar em conta o estilo gostosa que estava tentando imprimir, logo ela que sempre disse ser uma mulher discreta e na dela, a filha da elis regina perdeu pontos. não conseguiu em momento algum passar o mesmo carisma e pegada que costuma desempenhar em um palco neutro. deprimente. passou longe do bom gosto.

no fim, o noel rosa, o verdadeiro artista ali daquele programa, ficou perdido em meio às caras e bocas de maria rita, e da dupla global thalma de freitas e nina becker, da orquestra imperial. muita produção, figurinos maravilhosos e pessoas lindas, para pouco conteúdo, pouca história sobre noel rosa _ que era feio pra caralho, diga-se de passagem. e, sobretudo, pouca música. periga ainda o som brasil morder algum dinheiro da lei do fomento.

interessante [e triste] foi dar uma navegada pelo site (?) oficial do programa e descobrir que qualquer crítica ao formato do programa, ou a qualidade musical, não é aprovada pelos moderadores da página, que, por possuir área para comentários, indicaria que a democracia poderia ser exercida nos comentários.

mas ai já seria querer demais. esperar atitudes democráticas de uma empresa, que até hoje apóia os militares ajudando a esconder e omitir a verdadeira história do Brasil, seria simplicidade demais. só se pode falar bem. não publicaram minha crítica construtiva.

a gente se vê por aqui, afinal, é tempo de criança esperança.