21.1.07

sem grade ou concreto

um dos maiores medos do ser humano é a prisão. o medo de ficar preso, mesmo pelos motivos mais simples. porque no Brasil isso acontece. ir preso por roubar um pé de alface na feira. ir preso porque roubou um pote de manteiga aviação. ou ir preso simplesmente porque está andando na rua "no horário errado, rapaz".

e mesmo que não percebam, a pior prisão não é aquela tradicional. formada por grades, concreto, pouca luz e muito menos ventilação. claro que essa é péssima. ainda mais no Brasil, onde o Estado parece ter empurrado para debaixo do tapete anos e anos de má administração carcerária. como diria Nelson Mandela, "para conhecer uma nação basta visitar seus presídios".

mas a prisão discreta é a mais perigosa. primeiro porque é difícil ter certeza de que se está preso. a sensação de 'liberdade', de poder ir para a casa jantar, cuidar da família e dormir, distorce o conceito de liberdade. segundo, porque a busca incessante por bens materiais acaba, por si, destruindo a necessidade de ser realmente livre. dinheiro é preciso, por isso.

a sensação de estar fisicamente em determinado local, com o intuito de produzir para um determinado patrão, mesmo que não seja preciso realmente estar ali. isso sim é prisão. isso sim provoca a sensação de se estar preso. preso fisicamente e, na maioria das vezes, psicologicamente. como um reprodutor de idéias de seu superior.

por isso, é necessário prestar bem atenção no que realmente é liberdade. se ficar o dia inteiro na frente de um computador e o mundo que o computador te conecta serve para o seu bem-estar. tudo bem. mas a essência do ser humano é muito maior que isso. o trabalho e a liberdade podem sim caminhar juntos. basta um pouco de imaginação e vontade de mudar.

a batalha é basicamente essa... que tal?

Nenhum comentário: