9.1.07

os bispos e o seu arauto da ética

que a maioria dos advogados não têm estômago e coração, isso parece que já não seja novidade alguma. não existe profissão mais dúbia e controversa que a advocacia. no Brasil então, a ética parece ser relativa: "quando me interessa, é antiético; quando não me interessa, pode ser o que quiserem, afinal, não me interessa mesmo."

é isso que está acontecendo no caso da prisão do casal [mais um] que fundou a próspera e endinheirada [pelo capital dos fiéis] igreja Apostólica Renascer em Cristo. a dupla, formada pela
bispa Sônia Haddad Moraes Hernandes e por seu marido Estevam Hernandes Filho, foi grampeada nos EUA. foram afoitos demais.

eles foram detidos no setor de imigração em Miami pelo seguinte motivo: declararam levar 'apenas' US$ 10 mil [o limite], quando na verdade carregavam na mais que US$ 56 mil. em espécie, cash, dinheiro vivo. é muita coisa. pelo menos não foram presos pela Polícia Federal [porque caberia, quem sabe, uma propina]. o FBI quem tirou o casal de circulação.

aqui no Brasil, eles são acusados pelo Ministério Público por falsidade ideológica, estelionato e lavagem de dinheiro. o que eles estavam tentando [entrar nos EUA com tanto dinheiro] é típico de lavagem. pilotos de automobilismo, por exemplo, já fizeram muito disso em tempo não muito distante. desciam no País com malas explodindo de dólares. a meta era lavá-los para seus patrocinadores. não é grande novidade por aqui.

voltando à advocacia. é aí que entra a grande novidade, muitas vezes [a maioria delas] ignorada pela imprensa e pelos secretários e diretores das mais importantes redações brasileiras. o advogado do casal é ninguém menos que um dos maiores cagadores de regra do Brasil: LUIZ FLÁVIO BORGES D'URSO.[detalhe para música da campanha] se não ligou o nome a pessoa, o cara foi reeleito presidente da gloriosa Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo.

ainda não lembrou? ele usa óculos fundo de garrafa, tem um nariz com a ponta redonda e fala sobre todos os assuntos, sempre "com o olhar da ética e da cidadania" em seus depoimentos. é um desses bibelôs da mídia. tá certo que ele tem o direito de defender até o bonzinho do george w. bush. mas ir na televisão sempre que um assunto polêmico é posto em pauta para deliberar suas colocações sempre caretas é demais.

a profissão é mesmo dúbia. não é possível checar a honestidade de todos os advogados. claro que não. muitos, com certeza, a maioria, são honestos e lutam pela igualdade dentro da nossa [confusa e prolixa] justiça. mas é, pelo menos, muito estranho que um arauto da advocacia brasileira defenda um casal que nitidamente ganhou dinheiro explorando a fé do povo brasileiro.

isso sim é confuso. mas ele deve ter os seus motivos, mesmo que financeiros, para defender o casal. talvez o boca-murcha acredite mesmo na inocência de seus clientes. assim como acredite na inocência de todos os parlamentares acusados do mensalão, na inocência de marcos valério, na inocência da aracruz de praticar xenofobismo contra os índios no Espírito Santo, na inocência de paulo maluf das [muitas] acusações, na inocência do jornalista pimenta neves...

Nenhum comentário: