17.1.07

mo[vi]mento social [massa e mst]

por [vilauba herrera]

cantina do michelli é o lugar escolhido para almoços e jantares, quando se quer comer bem, pagar honestamente e não pegar carro. fica ali na rua turiassú [perdizes, são paulo/sp], ao lado da igreja evangélica de surfistas e atrizes/modelos [bola de neve].

mas hoje [quinta, 7.01.07], a modesta e tradicional cantina do saudoso alviverde michelli foi palco de uma reunião informal do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST).


joão pedro stédile e companheiros conversaram sobre política geral. desde a guerras entre partidos no Planalto Central até a [moderna] tecnologia de produção agrária. além disso, também comeram uma boa massa e beberam vinho.

se jornalistas de gravata e [barões]executivos da imprensa não cansam de divulgar idéias de que o mst é um movimento decadente e que somente sabe usar arados puxados por bois, creio que estão errados. pura ignorância.

logicamente, os assentamentos do movimento não são dotados de mega tratores, arados eletrônicos, vacas biônicas e agricultores com camisa de seda e chapéu texano. mas também, pelo que me parece, não existe nenhum governador de Estado trabalhando nas fazendas de assentamentos.

mas não é isso que o MST quer. os homens, mulheres e crianças de camisas vermelhas não pretendem criar latifúndios de soja, florestas de eucaliptos, megalópoles de bois.

porém, um exemplo de trabalho do MST está no assentamento da antiga fazenda annoni (rs) [invadida em 1985, que virou assentamento no ano seguinte]. atualmente, por ano, produz cerca de 20 mil sacas de trigo, 6 milhões de litros de leite, 150 mil sacas de soja, 35 mil sacas de milho, 45 toneladas de frutas, 800 cabeças de gado, 5 mil cabeças de suínos e 10 mil quilos de hortaliças.

diversidade de produtos, divididos para diversas famílas, acho que é isso que querem.

eu acho... e espero que os companheiros de stédile continuem querendo dividir, e que a mesa com massa e vinho esteja mais cheia de companheiros a cada dia.

--------
* vilauba herrera é colaborador e tem liberdade para escrever neste espaço sempre que lhe der na telha ou uma indignação lhe bater à porta de maneira implacável e revoltante. ou não.

2 comentários:

sal-grosso disse...

muito interessante a proposta do blog!
colocarei em meus favoritos!
grande abraço
eduardo

[de lima] disse...

valeu eduardo, pela visita lá no venenodubem... legal que comentou, melhor ainda que gostou do conteúdo.

o seu blog eu já visito faz tempo. e é muito legal. esse lance de proliferar a [boa] cultura musical é importante.

valeu demais, e
aquele [abraço]