29.8.07

vanzolini +[ciência]-[samba]

os versos de paulo vanzolini [são paulo, 25.abr.1924] estão eternizados na história do samba. "reconhece a queda/e não desanima/levanta, sacode a poeira/dá volta por cima" [volta por cima, 1962]. ou aquela. "de noite, eu rondo a cidade/a te procurar, sem encontrar" [ronda, 1945]. apesar disso, sua história maior, sua contribuição maior, foi no campo da ciência.

paulo emílio vanzolini é uma autoridade em herpetologia [parte da zoologia que trata dos répteis]. é um grande professor. phd em harvard. se orgulha de ter formado 36 doutores na universidade de são paulo [usp]. já esteve em todos os estados brasileiros coletando espécies. aumentou o acervo do museu de zoologia, de 1.200 espécies para 170 mil.

a revista espaço aberto, da usp, publicou um interessante perfil escrito por marcos jorge. a matéria é de julho de 2005, mas serve muito para quem quiser saber mais sobre a vida de paulo vanzolini. esse cara entende [muito] bem de meio ambiente. de maneira clara, objetiva e sem delongas. a música é só um passatempo.

[foto] de mark pepper do "dendrobates vanzolinii", espécie descoberta por paulo vanzolini em suas pesquisas e investigações

Nenhum comentário: