3.8.07

muros explícitos[de tensão]

não trabalhei diretamente com renato pompeu. no jornal da tarde, era idos de 1998/1999. sentei-me várias vezes próximo daquela figura. ainda era moleque para perceber a importância daquele cara para o jornalismo. às vezes quando passava por nós, falava algo da sua ponte preta e seguia para seus textos. nunca troquei uma palavra sequer com o pompa.

hoje ele escreve na caros amigos. é editor especial. tem boa coluna. entende muito de política internacional, conflitos no oriente médio, guerra fria... e o texto dele da edição número 123 [ano XI], com garcía márques na capa, trouxe uma reveladora informação. pelo menos para mim. a quantidade absurda de muros pelo mundo. explica-se.

o muro de berlim caiu já faz tempo, mas outros muros continuam a subir e a separar povos das suas origens. como renato pompeu destaca no texto, a globalização parece que só é interessante para o comércio. para a circulação dos produtos. para os capitalistas que lucram horrores com as importações e exportações.

por incrível que possa parecer o ser humano tem sido impedido de circular pelo globo. tem alguns muros por aí já bastante conhecidos, como o da fronteira norte-americana com o méxico. um muro de metal cobre 1.100 km da fronteira entre os dois países, um terço do comprimento total da fronteira.

mas existem alguns muitos outros:

- bagdá (iraque)
altura: 3,5 metros / extensão: 3.500 metros / material: concreto
efeito: isolar um bairro sunita

- palestina
altura: 5,5 metros / extensão: 700 km / material: concreto
efeito: separam aldeias palestinas de suas terras de cultivo ancestrais

- paquistão - índia
extensão: 2.900 km / material: arame farpado
efeito: bordear as divisas entre os países com a cerca

- paquistão - afeganistão
extensão: 2.400 km / material: concreto e arame farpado
efeito: cortar a rota dos talibãs

- índia - bangladesh
extensão: a maioria dos 4.000 km de fronteira
efeito: impedir o comércio ilegal na fronteira e as imigrações

clique AQUI para saber sobre outros muros [em inglês]

3 comentários:

Ana Ziviani disse...

pior é conviver com muros invisíveis, como o que tem aqui em santiago (chile). a cidade é dividida por um muro invisível que separa a cidade tendo como marco zero a praca itália.
em direcao a cordilheira moram os ricos (los cuicos) que tem grana, que vivem numa cidade super bacana onde tudo funciona, em direcao a costa vivem as pessoas comuns (los rascas) que vivem num pais de terceiro mundo com todos os problemas que nós conhecemos.
o pior é que nao se misturam, nao se frequentam e até as estacoes de metro sao diferencias... viajar no mesmo trem, jamais!
é... o mundo está cheio de muros, visiveis ou nao.

se cuida, beijos.

Moreno Bastos disse...

Muros nas escolas, muros nos prédios, muros de condomínios, muros, cercas eletrificadas, câmeras de vigilância, seguranças armados, crachás, senhas....

[de lima] disse...

firewall, cpf's, rg's, cartão mais, cartão gasolina, senhas, contra-senhas...