25.8.07

a terceirização do meio ambiente

é tempo de hipocrisia explícita. não bastasse a segregacionista campanha feita pela almap para o volkswagen, cujo slogan é "por um mundo melhor, compre um fox", os publicitários estão mesmo cada vez mais ousados. sem vergonhas. e, sobretudo, adotaram o meio ambiente como garoto-propaganda de seus [clientes] escrotos produtos.

inspirado por essa grande palhaçada, que é a plantação de árvores para 'construir um mundo melhor', como isso fosse a salvação, a ypê, de propriedade da química amparo, criou mais uma balela. as florestas ypê. a campanha é resumida com o seguinte slogan: "compre ypê, a gente planta árvores para você".

o interessante é imaginar que a sociedade hipócrita brasileira deve abraçar a idéia. afinal, estão comprando um dos produtos que mais agride o meio ambiente, mas vão aplacar o sentimento de culpa plantando árvores hipotéticas, já que não vão precisar nem mesmo sujar as mãos com a terra. a ypê faz o papel, mas é preciso comprar. senão nada feito.

é a terceirização do meio ambiente em benefício dos ricos, da classe dominante do país. afinal, com a ypê plantando árvores por eles, os vários carros na garagem, ou a casa da praia construída em área preservada por lei ambiental, a culpa desaparece fácil. como um prato bem lavado na pia da cozinha.

enquanto toda a sujeira é mandada para o ralo. com a missão cumprida, só vai faltar para os hipócritas escrever aquele livro. mas se não comprar o produto, nada feito. se for assim, a ypê não planta as suas árvores. compre um detergente e ganhe uma árvore. pra quê mesmo?

Nenhum comentário: