3.9.07

Amazônia, uma região de poucos

já viajei com o'escriba. foi num daqueles eventos de tênis que ocorrem a cada ano na privacidade grã-fina da ilha de itaparica, na bahia. ele não deve se lembrar, de mim, talvez, mas depois ainda nos encontramos em jogos de futebol. ele, se não me engano, era correspondente do jornal do brasil aqui em são paulo. eu era foca, no jornal da tarde, e ainda não sacava as atuações do lado negro da força.

mas o interessante é que ele, o escriba, apareceu anos depois na minha vida, em forma de leitura diária em seu blog, que atualiza desde muito tempo [
aqui tem uma entrevista interessante com ele e pequenos segredos]. pode parecer rasgação de seda, mas me inspirei muito no formato do seu veículo de idéias para criar esse espaço aqui no mundo virtual.

bom, mas tudo isso é para dizer que arranjei no blog dele um excelente e verdadeiro vídeo sobre a atuação dos fazendeiros nos rincões mais distantes da sociedade hipócrita brasileira. uma terra onde o ser humano perde qualquer direito democrático, é obrigado e dar satisfações de todas as suas ações e é ameçado da forma mais covarde e agressiva.

não é necessário nem entrar no mérito da questão, basta observar o nível de democracia que algumas cidades, como juina (MT), onde se passa esse documentário do greenpeace sobre a tentativa de uma equipe de reportagem alcançar a aldeia dos índios enawe-nawe. me chamou a atenção as ameças de morte no hotel. em frente das câmeras. imagine longe delas.

crédito[da ilustra] junião

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses fazendeiros são muito perigosos, além dos caras terem muuuuuito dinheiro, os caras são grosseiros, violentos, ignorantes, uma perfeita gangue...
Coitados desses índios...
O pior é que devem ter muitas outras tribos nesta mesma situação ou mais precários ainda.
A Amazônia tem uma vantagem de ser importante e por isso existe um foco de estudo e investigação para repórteres, greepeace e afins... Mas e os outros lugares que não tem??? Que não são tão importantes como a "nossa" Amazônia. Faz como? É isso mesmo que o cara disse no vídeo, aquilo é uma ditadura. E eu digo: "A ditadura dos cabra-macho". E aí? Quem vai encarar esta?

Ana Cancello