18.5.08

nike, cerveja e dinheiro[tutube venenoso]

nossa, bicho. realmente os caras são fodas. viajei no post do escriba e resolvi escrever aqui também sobre isso. um dia no futuro eles[grandes anunciantes e gastadores de dinheiro] deverão ter aliciado o mundo. hahaha... comecei a clicar nos outros comerciais e não parei durante um bom tempo. os caras [no caso, da nike] abusam. muito bom. vou deixar ali no tutube venenoso [ao lado], mas o vídeo ao qual me refiro você pode ter a paciência de clicar lá no link pro post do escriba, ou simplismente clicar AQUI. [vale a pena. deixa de preguiça e clica, vai. rs]

ai você vê o vídeo dos caras e reflete um pouco. puxa, prende, solta, respira e chega a conclusão. ou melhor, uma questão [de resposta óbvia], óbvio. penso nos caras do lobby da cerveja, que ainda tiveram a cara de pau de dizer que a propaganda não influencia na educação das crianças em fase de formação de caráter, por exemplo. os caras conseguiram tirar a urgência de uma matéria na câmara dos deputados, que pedia a restrição da publicidade de bebidas entre 6h e as 21h. sabe-se lá agora quando vão votar isso.

pra que tudo isso então? pra que rio de dinheiro gasto em comerciais que não têm capacidade alguma de influenciar as pessoas? a questão é. porque eles conseguem com isso ainda mais dinheiro e porque conseguem também fazer lobby em brasília. matéria da folha de s. paulo [10.mai.08, caderno cotidiano2/capa] indica que 18% dos deputados federais estão ligados ao 'lobby da cerveja'. vários deles receberam dinheiro pra campanha de 2006. isso só levando em conta o que eles declaram ao tribunal superior eleitoral. portanto, tem ainda o caixa 2.

só pra lembrar, segue então alguns números da matéria:
R$ 26 bilhões =
faturamento bruto da indústria da cerveja em 2007

R$ 7 milhões =
valor das doações para parlamentares nas eleições 2006

o mais engraçado disso tudo é que realmente não parece uma coisa lucrativa para o mercado da cerveja. eles doam R$7 milhões, faturam R$26 bilhões e só precisam fazer o pagamento aos operantes deputados em brasília a cada quatro anos. podem explorar o nicho do mercado de quatro em quatro anos.

é, realmente esse negócio de publicidade não vale a pena. pra gente.

imagem[bluegum]

2 comentários:

Anna Cecília Junqueira disse...

vem logo!!!!!

Anônimo disse...

e eles ainda descontam uma parte dessa grana do imposto de renda. custo zero.