16.1.09

mágoa de caboclo

cada dia que passa as pessoas estão mais arredias nas grandes cidades. aqui em são paulo não dá mais nem pra trocar idéia no supermercado, na seção das frutas, legumes e verduras. muitos estão fechados dentro de suas rotinas do medo. medo de conversar com as pessoas é doença da modernidade. duvido que no início do século passado, por exemplo, um cidadão teria tantas travas para conversar com um estranho. amenidades que sejam.

outro ponto curioso é que essas mesmas pessoas não gostam também de ajuda. dentro de suas vidinha-ignorante-limitada, não aceitam qualquer tipo de auxílio. agora pouco tava com o losso descendo a rua apinages e tinha um rapaz sem camisa, fortinho, com o cabelo estilo cristiano ronaldo, brinquinho... uma coisa linda, só que pedalando em uma marcha que me deu pena. muito leve para aquela subida.

a cada giro da sua perna, também no estilo do craque do manchester united, a pena aumentava. quando passamos por ele, resolvi da janela dar a dica. "mano, coloca uma marcha mais pesada pra subir essa ladeira"... e o cristiano ronaldo paulistano não quis seguir meus conselhos. esticou o dedo do meio para mim, como um pivete da quarta série do e.e.p.g profº hélio faria.

aquilo foi uma porrada na minha boa vontade. no meu altruísmo. na minha vontade de lutar por um mundo melhor. doeu a pancada no fígado, mas não derrubou. a gente é forte pra continuar alastrando coisas boas pelos vários cantos, e não vai ser um moleque de prédio mal educado que irá me derrubar.

voltei-me então para frente, olhos fixos no asfalto onde o lossomóvel desfilava, ali na heitor penteado já. não sabia o que falar. só consegui dizer: "gente é foda".

naquele momento, ao invés de raiva
senti a verdadeira mágoa de caboclo

9 comentários:

Anônimo disse...

POR AQUI NÃO É DIFERENTE, MEU FILHO. BEIJOS

Ana Ziviani disse...

é, realmente... é foda.

Du Mustafa disse...

Aqui em São Paulo, o mais engraçado, quer dizer, o mais triste, é quando você vai pedir informação para alguem na rua. As pessoas andam tão em "choque", que no primeiro momento elas dizem que não conhecem o lugar (rua ou avenida), dai quando elas percebem que não é nada, eles tentam explicar algo.

Simplesmente.....FODA!!!

[de lima] disse...

salve salve...

completando...

não é nem questão de são paulo, rio de janeiro ou salvador... eu acredito que são moléstias de grandes cidades no geral. aqui ou na nova zelândia. ou na prússia.

eu adoro são paulo, cidade onde virei bicho solto, onde conquistei um monte de coisa legal, enfim. não é nada contra são paulo. é aqui que vivo e sou feliz com meus pares.

muito menos quis dizer que no interior as pessoas são melhores que outras. muito pelo contrário, porque calhorda tem em qualquer lugar. seja no vilarejo ou no centro das capitais.

e quando falo do interior, falo do interior de verdade, cidades pequenas onde as pessoas vivem de acordo com suas realidades. com suas limitações de acesso, que impossibilitam muitas vezes de terem contato com o 'pobre' da sociedade.

não comento sobre 'pequenas-grandes cidades' do interior, com seus 100, 200 mil habitantes. não falo sobre cidades arrogantes como araçatuba, andradina, entre tantas, que a economia gira em torno de meia dúzia de magnatas opressores que se revezam no poder. na base do coronelismo, da bandidagem.

o interior de verdade vai muito além de feiras e exposições agropecuárias. plantações de cana-de-açúcar, presídios e penitenciárias de segurança máxima. prefeitos corruptos.

o interior vai muito além disso tudo. o lance é bem mais complexo. interior não é atibaia, são roque ou são josé dos campos, ou campos do jordão.

tem muita coisa por ai que a ignorância impede uma banca de perceber.

eu tenho pena.
'ôdó', como escreveria o jorge henrique.

abraço

Katia disse...

mágoa[dubem]

M. disse...

Oi moço dubem...
Entrei aqui por acaso e queria dizer que sinto a mesma coisa.
Às vezes ando na rua e penso: "Meu deus! De que planeta vcs são?"
O conforto está em pensar que ainda existe gente como a gente.
A propósito, que supermercado vc frequenta? hahaha

[de lima] disse...

oi menina estranha,

pra falar a verdade, ultimamente, nem sei se o mais certo é ser 'gente como a gente'. as relações estão tão zoadas que pode ser que quem perca com isso somos nós mesmo.

sei lá.. talvez seja a fase, porque nem frequentar supermercado tá dando agora. rs. to frequentando os barraquinhas e afins mesmo.

mas que bom que colou aqui no espaço por acaso. sinal que de alguma forma as pequenas idéias acabam indo sempre mais além do que a gente imagina.

fica por aqui.

aquele[abraço]
fabrício

M. disse...

Ah moço dubem...

Acho que o certo mesmo,é ser quem a gente é e só.
Às vezes o preço é um pouco alto, mas a vida vale mais a pena.

Virei sempre aqui sim... Visitar seus pensamentos rs.

Já salvei nos favoritos e me diverti muito com o seu tutube :)

beijo

[de lima] disse...

hahaha. que viagem, acabei de [re]ver alguns vídeos lá do tutube[dubem]. rachei o bico de algumas coisas. da pescaria. comédia.

que bom que resolveu/decidiu colar aqui de vez em quando. rs. sempre é bom uma audiência pra massagear o ego. são dessas pequenas doses que a gente sobrevive, não é mesmo?

mas já está. fique à vontade. prazer é meu.

bjokas