26.4.07

[en]cobrindo idéias com malícia

publicitários são pretensiosos. agora, com o tal marketing de guerrilha, tentam a todo custo impôr suas idéias, compradas pelos seus clientes. difícil é ter discernimento para escapar dessas campanhas publicitárias sublimes, apoiadas na grande capacidade de absorção de idéias do subconsciente do ser humano. elas estão aos montes por aí. poucos vêem. ou notam. ou até mesmo se importam com as manifestações.

outra grande capacidade dos publicitários é a de tentar se apossar das coisas que já existem há muito tempo. dias da semana, fórmulas químicas... tudo pode virar produto nas mãos dos conhecedores das técnicas publicitárias. são os mesmos publicitários que 'concorrem' às contas governamentais, que por sua vez inundam seus caixas com dinheiro público. tentam forçar o que marcas como a bombril [com as palhas de aço] conseguiram de forma espontânea.

outro dia havia um grafite dos gêmeos próximo ao metrô sumaré, na av. dr. arnaldo, em são paulo. era bonito, dois garotos característicos desses gênios segurando uma bandeira do Brasil. pela vestimenta dos 'bonecos' e do que estava escrito na bandeira [ordem e regresso], fazia uma crítica à situação. três ou quatro semanas depois, papéis de presente cobriram os desenhos dos grafiteiros. estes muito reconhecidos no exterior [como é de praxe aqui].

fiquei encanado com aquilo. pra quê aqueles papéis de presente, ainda mais em cima de uma obra tão bonita e crítica como aquela?

hoje descobri. era uma campanha publicitária. marketing de guerrilha feito por uma agência contratada por uma fabricante de telefones celulares... passando por cima de tudo.

Um comentário:

deds disse...

é, bichow. não tem nem o que dizer sobre o respeito, ou falta dele, pelo que ficou por baixo. o dinheiro continua passando por cima de tudo e comprando até pequenas mentes e grandes corações.
aquele, hein.