27.2.07

'novas' e boas, da argentina

que os argentinos estão bem na frente dos brasileiros, sobretudo quando a questão é cultural e nacionalista, não chega a ser grandes novidades. 'grandes merda', diria alguns. no último fim de semana, duas pessoas comentaram sobre uma 'banda' argentina de jovens que tocavam tango. raiz argentina. pura nacionalidade. não tocam a irritante 'cumbia' [aquela mesma que o jogador de futebol carlitos tevez difundia por aqui].

'ana' e 'da costa' falaram da Fernandez Fierro. uma orquestra argentina dedicada ao tango. tocaram nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro no auditório do ibirapuera. ana conheceu os caras pela divulgação na imprensa. da costa, que não é muito da informação oficial, ficou sabendo pelo boca-a-boca e foi conferir de perto. definiu como emocionante o trabalho dos caras no palco. qualidade musical. sem clichês. trabalho honesto e empolgante.

vasculhando sobre a orquestra, encontrei outras na mesma linha. todas argentinas, tradicionalistas quando o assunto é tango. astor piazzola e carlos gardel devem estar orgulhosos da nova geração. tocam com a alma, é nítido isso. mesmo nos mais simples vídeos do youtube.

américa latina é realmente muito rica. inteligente e independente. pena que o Brasil continue apenas olhando para o umbigo. fazendo populismo barato, com pitadas de influência estadunidense.

[+] [+] links:
--- orquestra típica La Furca - sítio oficial da orquestra argentina;
--- orquestra típica Fernandez Fierro - sítio oficial da orquestra que veio ao Brasil em fevereiro de 2007 e tocou no auditório ibirapuera, em são paulo;
--- orquestra típica Imperial - sítio de outra orquestra referência na argentina. o desenho do sítio é impressionante. um dos mais bacanas. impressiona a criatividade.

[+] [+] youtube:
--- La Furca, ao vivo
--- Fernandez Fierro, ao vivo em Buenos Aires, em 2005
--- Imperial, ao vivo no bar Simon, em 2006, toca 'maradoneando'
--- povo argentino se junta aos músicos da Fernandez Fierro para protestar contra a impossibilidade da orquestra se apresentar na rua em buenos aires (arg).

[as]imagens:
- acima, à esquerda: Orquestra Típica Imperial em toulouse, na frança [sem crédito no sítio]
- abaixo, à direita: Orquestra Típica Fernandez Fierro em são paulo, no brasil, no auditório do ibirapuera. fev/06 [por Gerardo Lazzari]

Um comentário:

[de lima] disse...

é bem por aí. o pessoal da hebe camargo também acha isso uma gracinha. assim como o 'grande' flávio gomes escreveu certa vez, não gosto desse 'brasil, sil, sil'.

estados alterados da mente.

aquele [abraço]