10.10.06

...enquanto isso no Espírito Santo

muita gente deve ter topado com um lindo comercial da 'aracruz papel e celulose' durante a copa do mundo da alemanha, nas transmissões da rede globo de televisão. robert scheidt, popó, daiane dos santos, bernardinho, o astronauta marcos pontes, o rei (?) pelé...

são esses alguns dos garotos propagandas da empresa em um comercial institucional veiculado com o fundo musical de 'balé de berlim', música do ilustrísismo ministro da cultura gilberto passos gil moreira. "é a aracruz fazendo um bonito papel lá fora", era o slogan.


pois bem. enquanto a copa do mundo rolava, a empresa que faz um papel bonito lá fora não estava ligada na apatia do time brasileiro. estavam mais preocupados com suas plantações de eucaliptos. grande parte dela em territórios indígenas no espírito santo.

desta vez a aracruz tem tentado jogar a população do espírito santo contra os índios. a tática baixa é espalhar publicidade pela região, que abrange o município de Aracruz (ES), jogando a população contra os índios tupiniquins e guaranis. tudo isso por causa de terras.

"a aracruz trouxe o progresso. a funai, os índios". essa mensagem de cunho racista pôde ser vista em um outdoor na região. além disso, o assunto interessa ao dono do maior veículo de comunicação do espírito santo, a rede Gazeta [leia-se, retransmissora da rede globo, a mesma que veiculou o comercial exaltando as conquistas da aracruz].

o dinheiro fala, como sempre.

veja mais [links]
- o que é a aracruz? - entrevista com simone batista, geógrafa, metre pela USP. um impressionante relato sobre a atuação da empresa. descaso com o meio-ambiente.
- fotos dos outdoors da aracruz
- aracruz no tribunal - por crimes ambientais

2 comentários:

Anônimo disse...

Salve Fabrício :-)

Obrigado pela informação, outro dia mesmo vi um comercial da Aracruz aqui em bh exaltando o "papel bonito lá fora" ... Ainda que desconfiado dos números prodígiosos, que quase sempre escondem um custo não declarado, deixei passar. Taí. O custo é nada menos que uma nação indígena. Vou repassar. Valeu! Abraço.

[de lima] disse...

fala alberto,

pois é. os caras são gananciosos demais. tudo em torno de dinheiro. uma pena. mas vamos proliferar as informações de verdade.

valeu pela visita, e
aquele [abraço]
fabrício