
San Salvador Atenco, no México, maio, 2006, dia 4. morreu Alexis Benhumea, 20 anos, vítima de um disparo de lança-granadas de gás lacrimogênio. tomou um desses na cabeça. só foi socorrido 11 horas após. as autoridades mexicanas não permirtiram a entrada de ambulância. tinham dominado o terreno.
o Estado, com a ajuda massacrante da mídia, elevou a comunidade que reivindicava seus direitos contra a decisão do governo de utilizar a área em que moravam e tiraram seu dinheiro para construção de um aeroporto.
nem quiseram saber dos problemas. a rodovia bloqueada era mais importante que o problema real, os camponeses não queria sair da região. a mídia jogou o Estado contra os camponeses. opressão por meio da violência. é a maneira que se encontrou.

a história é mais ou menos essa. triste, porém interessante. é isso que mostra o documentário ATENCO: ROMPER EL CERCO [2006], o vídeo pode ser baixado no site da CMI - Centro de Midia Independente. analistas locais, filósofos, policiais envolvidos, manifestantes, camponeses, todos eles têm voz nesse documentário que é um soco no estômago da liberdade.
abrir os olhos. filtrar o que vale. ignorar o que não vale. miséria pouca é bobagem para eles. baixe o vídeo aqui
foto[noticias y comentarios]
Nenhum comentário:
Postar um comentário