por[emiliano cienfuegos] o diabo passou por aqui. e como tudo indicava, fez seu teatrinho para jogar o Brasil contra a Venezuela e o resto da América Latina. Chávez contra-atacou bem. foi à Argentina e outros quatro irmãos na América. fez discurso. diminuiu a importância do tal programa de etanol. por dois motivos. 1) petróleo é o produto da Venezuela; 2) foi por causa disso que bush, o diabo, passou por aqui [$$]. a sorte foi que Lula não parece ter caído. moveu bem as peças.
os que tentaram algum tipo de manifestação, ficaram um pouco frustrados. protesto é legítimo. desde que bem organizado. com planos alternativos para caso haja confronto com a polícia. o que é quase inevitável. o que estraga é a falta de cultura e conhecimento para estarem ali. defendendo uma causa. não têm idéias. bebem cachaça da barraquinha do 'tiozinho'. vestem a grife do imperialismo no dia-a-dia. incitam a violência.
são várias as marcas, os serviços ianques. nem se ligam disso. celulares. tocadores de mp3. computadores portáteis... nem se ligam. praticam o protesto como se estivessem em uma festa rave. ligam para mãe para dizer que está tudo bem e que o negócio é "fora bush". não parecem [querer] alcançar os porquês. tudo fica na superfície. falta informação.
o Estado, com o seu aparato policial, vai ser sempre superior. a repressão com as armas estão nas mãos deles. é preciso planejamento, porque eles se programam sempre. um bando de adolescentes apenas com o espírito do "fora bush" não adianta. é preciso mais. é preciso ir a fundo nas questões.
só assim teremos forças para amenizar os malefícios do imperialismo e do capitalismo moderno. o Brasil precisa globalizar a América Latina. fazer com quê as nações ao seu redor também cresçam. fiquem mais estruturadas, para a América Latina toda crescer.o "fora bush" é importante, mas a vontade de crescer é maior. consciência e cultura. pra cuspir na estrutura.
crédito da foto[andré porto/folha imagem]