30.1.09

que lixo é a mtv[lobo bolo de caetano]

caetano veloso foi profeta com o música rock'n'raul, do disco noites do norte [2000]. até gerou uma polemiquinha e umas entrevistas de satisfação de ambos para o gorducho querido jô soares. que depois virou uma música do lobão "para o mano caetano". e agora o caetano escreveu mais uma, "lobão tem razão", que rolou até uma coincidência. lobão tá ficando cada vez mais bobo.

enfim, mas o lobão de antigamente era melhor. essa semana eu flagrei na mtv um programa com o velho lobo. acompanhado de novos nomes da música. enfim... confesso que me deu um negócio no estômago. quando vi a dupla do cachorro grande com a mallu magalhães e o lobão fiquei triste.

quem tiver coragem de saber porque, pode clicar sem dó aqui.

por isso sou mais o lobão das antigas.

29.1.09

hélio gracie, um velhinho porreta

o primeiro contato que tive com as lutas de vale tudo foi no início da década de 90. interior de são paulo, sem internet, sem muita informação, a não ser aquelas veículadas pela graaaande mídia. ficava complicado acompanhar o que a vanguarda paulistana acompanhava. desde album de figurinhas até informação do seu time de futebol, tudo era foda de conseguir. só a molecada que tinha acesso eram os japoneses e os jovens elitistas do interior [filho do dono da padaria, do gerente do banco, da banca de revistas, do supermercado, do delegado, do juiz e do prefeito, claro].

e foi justamente vendo um clipe do sepultura, attitude, que me despertou à história da família gracie. para muitos, até hoje, um clã de vagabundos-brigadores-de-rua. nos anos 90, o vale tudo nem era visto como esporte, mas os caras da banda sepultura, na época ainda com max cavallera, viviam nos estados unidos e perceberam rápido a importância daquela família, cujo patriarca, hélio gracie, havia construído para ser a mais vitoriosa das artes marciais... o brazilian jiu-jitsu ganhou os estados unidos, o japão, royce gracie dominava o ultimate fighting e rickson gracie era o lutador mais temido do planeta terra.

tudo porque hélio gracie conseguiu dar ao jiu-jitsu uma característica que tornava essa arte marcial uma máquina de aniquilar os rivais especialistas em outras modalidades [wrestling, karatê, full-contact (apresentado por van dame), kickboxing, judô, sumô...] Naquela época, vale tudo era basicamente o confronto entre duas artes. hoje tudo está mudado nessa prática, que assumiu 'estatus' de esporte, mudou suas regras para dominar o japão e o estados unidos, sobretudo. e nem vale tudo mais assim.

bom, tudo isso porque hélio gracie morreu. aos 95 anos, o velhinho que ensinou o mundo [a swat norte-americana, por exemplo] a encarar a luta entre homens de maneira diferente partiu para uma melhor. depois dele, nunca mais o mundo das artes marciais foi o mesmo.

acho que pouca gente sabe quem são esses caras.
fica o registro.

28.1.09

ameaça? preconceito BBB

observem o nipe desse título do globo.com para o programa destinado ao público extra-terrestre sobre a velhota naiá. 'naiá AMEAÇA fazer topless'. seria uma espécie de sistema preconceituoso de análise do sistema globo de comunicação?

se fosse a priscila, aquela cavala [cavala no sentido graaande da palavra] escolhida a dedo pela produção, o título provavelmente seria outro.

talvez. 'pri PROMETE fazer topless'

depende do ponto de vista.

26.1.09

25.1.09

várias narigadas

enquanto a barbaridade acontece, milhares de cheiradores de cocaína dão suas narigadas atrás de suas mesas.
sem pála e na maior limpeza.

23.1.09

20.1.09

renascer e [a perna curta]

não vou entrar nessas de 'conforme venenodubem antecipou', mas o pessoal que mora na patolândia já começou a abrir o bico. a associação de moradores também. e agora a defesa civil entregou o ouro:

os caras fizeram mesmo uma reforma irregular no teto. trocaram todas as 1,6 mil telhas do imóvel.

o presidente da renascer mentiu anteontem, e hoje a verdade apareceu. foi a vez da defesa civil soltar o verbo para dizer que 'havia material novo nos destroços da igreja', como telha e ar-condicionado.

sem contar a história dos cupins.

qual será a próxima cascata?
vamos todos contar mentiras.

não dá nada! nunca!

18.1.09

caiu a obra[de deus]

caralho! a igreja renascer desabou. ela fica na avenida lins de vasconcelos. pego busão ali em frente, exatamente em frente. eu e muita gente. cabe cerca de 2 mil cabeças ali dentro, e o teto desabou depois do término do culto das 18h. a televisão, como é praxe, não consegue segurar a transmissão ao vivo da tragédia e quem fica cobrindo de som as imagens 'vira-e-mexe' fala uma besteira. escutei, por exemplo, que ali, o bairro do cambuci, é a zona leste de são paulo. eu, por exemplo, sempre achei que ali fosse região central. mas essa nem é a questão...

... a questão é que não muito tempo atrás, talvez um pouco antes do natal, começo de dezembro, uma grande obra estava sendo realizada ali. muitas caçambas. o local dos pedestres acenarem para os buzões, o chamado 'ponto-de-ônibus', foi meio descaracterizado, era difícil acenar ali. praticamente eu tive de ir para o meio da rua. 1) porque a poeira era muito grande e minha rinite começo a atacar (inclusive comentei com uma senhora, que também reclamou muito da situação precária). 2) porque se não fosse para o meio da rua, a chance do ônibus parar era mínima, já que caçambas impediam a visibilidade.

[cadê o calhorda eleito com o projeto da cidade limpa?]

sei lá, não quero nem de longe bancar o nostradamus. mas aquilo ali sempre me cheirou ao mistério. antes até dava para dar uma espiadinha no que tava rolando lá dentro. muito bonita por sinal as pinturas da parede reproduzindo o céu azul e as nuvens brancas. sempre tive vontade de entrar, sobretudo quando li na 'prensa' que o troféu de melhor do mundo do kaká estava em exposição na 'sede mundial da renascer em cristo'. com essa reforma/obra a qual me refiro, ficou difícil de ver algo porque colocaram aquelas portas fumê que abrem apenas com a presença.

sei lá... na minha modesta opinião, acho que essa obra, esse transtorno que eu constatei, pode ser o começo de uma longa e infinita explicação [que vai envolver o poder público, a bispa sônia e o craque kaká, entre outros personagens]. se foi ou não a obra o estopim da tragédia não posso afirmar, claro.

só sei que não fui eu.

16.1.09

mágoa de caboclo

cada dia que passa as pessoas estão mais arredias nas grandes cidades. aqui em são paulo não dá mais nem pra trocar idéia no supermercado, na seção das frutas, legumes e verduras. muitos estão fechados dentro de suas rotinas do medo. medo de conversar com as pessoas é doença da modernidade. duvido que no início do século passado, por exemplo, um cidadão teria tantas travas para conversar com um estranho. amenidades que sejam.

outro ponto curioso é que essas mesmas pessoas não gostam também de ajuda. dentro de suas vidinha-ignorante-limitada, não aceitam qualquer tipo de auxílio. agora pouco tava com o losso descendo a rua apinages e tinha um rapaz sem camisa, fortinho, com o cabelo estilo cristiano ronaldo, brinquinho... uma coisa linda, só que pedalando em uma marcha que me deu pena. muito leve para aquela subida.

a cada giro da sua perna, também no estilo do craque do manchester united, a pena aumentava. quando passamos por ele, resolvi da janela dar a dica. "mano, coloca uma marcha mais pesada pra subir essa ladeira"... e o cristiano ronaldo paulistano não quis seguir meus conselhos. esticou o dedo do meio para mim, como um pivete da quarta série do e.e.p.g profº hélio faria.

aquilo foi uma porrada na minha boa vontade. no meu altruísmo. na minha vontade de lutar por um mundo melhor. doeu a pancada no fígado, mas não derrubou. a gente é forte pra continuar alastrando coisas boas pelos vários cantos, e não vai ser um moleque de prédio mal educado que irá me derrubar.

voltei-me então para frente, olhos fixos no asfalto onde o lossomóvel desfilava, ali na heitor penteado já. não sabia o que falar. só consegui dizer: "gente é foda".

naquele momento, ao invés de raiva
senti a verdadeira mágoa de caboclo

15.1.09

o lado mais fraco[desemprego]

vi uma reportagem sobre as demissões que devem ser executadas pela elite empresarial brasileira. em dezembro/2008, foram mais de 600 mil demissões. só perceberam agora que o número corresponde ao dobro das demissões ocorridas em dezembro/2007. de 300 mil as demissões chegaram à 600 mil! o dobro!

enquanto isso, o empresariado prepara mais uma leva de demissões. paulo 'sr. burns' skaf, o presidente da fiesp, disse que a redução de jornada e do salário para 'evitar mais demissões' não garante que o corte de funcionários não ocorrerá. ou seja: "a gente diminui o salário de muitos, enxugamos nossa folha de pagamento, mas não damos certeza de que o resto vai manter o emprego. assim, poderemos 'economizar' ainda mais".

e se for mesmo verdade que o governo ajudou financeiramente alguns setores da economia, a manobra da classe dominante, na maioria paulistana, está jogando muito sujo com os trabalhadores. jogo político com as centrais sindicais, que também parecem divididas. skaf chegou ao absurdo de dizer que "quem é contra as demissões agora é contra o emprego no brasil". confesso que não entendi a idéia do ilustre burguês elitista.

e a moral da história é aquela de sempre,
desde o tempo de ali babá.
É PAU NO CU DE QUEM TRABALHA
OS HONESTOS QUE SE FODAM.

afinal, É CULPA DA CRISE, dizem

8.1.09

sustentabilidade canabinnóica[homebox]

a sustentabilidade não é pauta apenas dos assuntos sobre o meio ambiente. o sistema no brasil criou uma maneira perfeita de estimular e sustentar o tráfico [drogas, armas, órgãos, animais, influências, mulheres...] fechando os olhos para o que é óbvio: os poderosos do alto escalão de brasília são os que alimentam e ganham muito com esse estímulo.

por isso, começando o hempy nem year 2009, gostaria de anunciar que a sustentabilidade chegou até nós, humildes maconheiros do terceiro mundo. os jardins urbanos, loja de hidroponia e cultivo em interiores, apresentou uma ótima solução para não precisarmos mais alimentar o tráfico. assim, a tarefa principal fica na mãos dos caras em brasília.

mesmo que modestamente. para aqueles que podem investir no 'auto-sustento' cannabinóico, ou até mesmo skuncóico, a dica é:

HOMEBOX - jardins urbanos

é só aderir.

----
"não tem jeito, a gente sempre investiga, investiga, e chega nos poderosos em brasília. é como se fosse um bicho grande com várias cabeças. mas a cabeça principal é difícil de pegar, porque estão meio que protegidas pelas altas cúpulas. mas uma hora a gente chega lá" - protógenes queiroz, delegado da polícia federal, quem comandou a operação satiagraha, responsável pela prisão de figurões do poder obscuro no brasil.