31.7.07

muito além de noel rosa

a rede globo colocou no ar outro dia um de seus programas oportunistas, o som brasil. desta vez, o 'artista' escolhido foi noel rosa. o próximo será o "nosso (sic) maluco beleza, raul seixas". o programa tenta injetar a música de noel rosa, quase toda arquitetada na segunda década do século passado, na cabeça dos jovens atuais-descolados de celular na mão e cartão de crédito no bolso (perto ali da carteirinha de estudante). tem o direito de tentar.

mas, acabou ficando meio ridículo. maria rita, lucas santtana, orquestra imperial (ou seria global?) e um tal de marcos sacramento. são "artistas renomados fazendo a música de noel rosa", anunciou a anfitriã patrícia pillar, mulher de ciro gomes. muito linda, mas num papelzinho bem ridículo no 'palco giratório' da grobo. renomados eu gostaria de saber onde: no alaska, na eslovênia ou na lituânia? conhecidos alguns, renomados passam longe. e muito.

nem maria rita, a mais 'rodada' ali, escapou da situação constrangedora. sem levar em conta o estilo gostosa que estava tentando imprimir, logo ela que sempre disse ser uma mulher discreta e na dela, a filha da elis regina perdeu pontos. não conseguiu em momento algum passar o mesmo carisma e pegada que costuma desempenhar em um palco neutro. deprimente. passou longe do bom gosto.

no fim, o noel rosa, o verdadeiro artista ali daquele programa, ficou perdido em meio às caras e bocas de maria rita, e da dupla global thalma de freitas e nina becker, da orquestra imperial. muita produção, figurinos maravilhosos e pessoas lindas, para pouco conteúdo, pouca história sobre noel rosa _ que era feio pra caralho, diga-se de passagem. e, sobretudo, pouca música. periga ainda o som brasil morder algum dinheiro da lei do fomento.

interessante [e triste] foi dar uma navegada pelo site (?) oficial do programa e descobrir que qualquer crítica ao formato do programa, ou a qualidade musical, não é aprovada pelos moderadores da página, que, por possuir área para comentários, indicaria que a democracia poderia ser exercida nos comentários.

mas ai já seria querer demais. esperar atitudes democráticas de uma empresa, que até hoje apóia os militares ajudando a esconder e omitir a verdadeira história do Brasil, seria simplicidade demais. só se pode falar bem. não publicaram minha crítica construtiva.

a gente se vê por aqui, afinal, é tempo de criança esperança.

23.7.07

+espero=[menos esperarei]

aquela espera é infernal. dependendo do horário é até que tranqüilo. se estiver em uma das vias movimentadas do centro também. passam vários. mas esperar o seu ônibus na madrugada em certas cidades é complicado. indefinido. impossível de saber como será. não é uma ciência exata.

foi provavelmente numa noite dessas que surgiu a frase "quanto mais espero, menos esperarei", de alexandre mendonça. provavelmente também parceiro do diretor/escritor/editor christian caselli. provavelmente carioca. muito talentoso, com certeza. idéias boas e questionadoras.

caselli colocou na web alguns vídeos. e da frase do amigo provavelmente idealizou "o paradoxo da espera do ônibus". um bem humorado curta [3min09]. sobre desenhos de gabriel renner. enquadramentos, closes...detalhes. muito bacana.
vale cada segundo.

22.7.07

bush, cadê o laden?

clique na imagem e procure o tio bin laden.

ps - aqui no venenodubem, achar o tio bin laden tá valendo uma camiseta dubem. quem postar primeiro leva. prometo que entrego antes das olimpíadas de pequim-2008

21.7.07

41 + 40 = coltrane

john coltrane viveu quarenta e um anos. morreu cedo até [câncer no fígado], mas deixou vasta obra. não sou dos maiores conhecedores desse ícone do jazz. ainda bem que tem gente que conhece, e preparou um especial sobre a carreira do saxofonista e compositor de jazz.

o periódico chileno emol não deixou passar em branco os 40 anos da morte de coltrane. coltrane morreu no dia 17 de julho de 1967. deixou uma discografia com mais de 20 discos. outros vários foram lançados após sua morte [média de três por ano]. maioria ao vivo.

o ESPECIAL conta com oito músicas. e vale também pelas bonitas imagens e informações particulares sobre cada música e disco. ele gostava da cannabis. aguçava seus sentidos. aumentava seu potencial criativo.

18.7.07

já ajudaria muito

muito se fala sobre a crise aérea no brasil. o ombudsman da folha de s. paulo, mário magalhães, fez um pertinente comentário sobre a administração do espaço aéreo brasileiro:
-----
Aviação civil-militar [por mário magalhães]
O controle militar da aviação civil brasileira, prática estranha a países desenvolvidos e democráticos, volta a ser posto em xeque.
Não custa lembrar: o presidente da Infraero é um brigadeiro.

[o texto do dia 18/07/07 do ombudsman da folha pode ser lido aqui]
-----
enquanto o comando permanecer nas mãos dos militares, vai ficar difícil de esclarecer acidentes aéreos no brasil.

se lembrarmos que os documentos e as informações sobre o regime militar nunca foram realmente divulgados, já dá para ter uma idéia da esbórnia que eles podem aprontar nos bastidores para se livrarem de culpa.

se o aeroporto de congonhas é seguro ou não, difícil dizer. mas é fácil afirmar que enquanto os malditos milicos estiverem no poder, apoiados por grandes coorporações beneficiadas pelos anos de chumbo, como a rede globo, ficará mesmo impossível.

17.7.07

registros[do xilindró]

dei de cara com um site interessante. não é nenhuma grande novidade. mas é interessante. trata-se do link arresting images do the smoking gun. o link traz imagens registradas nas fichas criminais de famosos. ainda é dividido por gêneros: esportistas, músicos, mafiosos, assassinos...

o barato é que além de registrar a imagem, o link registra também o porquê, quando, como, qual o delito. tem tudo sobre o caso. james brown, nick nolte, carmem electra, dennis rodman, jane fonda, hendrix... a do bill gates é hilária. molecasso branquelo.

a lista é imensa, daqueles que não podem mais abrir uma conta num banco aqui no brasil. vai apontar na 'capivara' dele na justiça. macaulay culkin foi pego com maconha. a foto dele também tem lá. uma puuuta cabeça. locasso ele.

16.7.07

epílogo feliz[do 171 de carteira]

você [estelionatário] está na fila do cinema. está louco para colocar em uso seu mais novo "protesto" contra o sistema. a carteirinha é impecável, saída das melhores impressoras do mercado [afinal, o papai pagou quatro anos de faculdade, mas a mamata acabou].

chega sua vez na fila, você pede com os olhos brilhantes "uma meia" para ver o harry potter IX no cinema mais perto. a bilheteira olha para a sua cara, dá um sorrisinho, pede um minuto e some da sua vista levando a obra-prima [a carteirinha] para uma sala reservada.

as outras filas começam a andar. o tempo passa. 15min de espera, e nada da mocinha simpática da bilheteria voltar. você olha para trás e vê três policiais militares conversando com um funcionário do cinema. a bilheteira volta e diz que houve um problema.

os policiais chegam perto de você, pedem seus documentos verdadeiros. pedem para acompanhá-los. você perde a sessão de cinema e vai parar de frente para o senhor delegado. você pede para dar o telefonema de direito.


papai aparece, fala com o delega em particular. sorrindo, ele chama o filhão 171, dizendo estar "tudo resolvido". no carro, sem trocar uma palavra de repreensão sobre o "pequeno incidente" criminoso, o papai te chama para comer um hamburguer. você aceita.


que bonito!

12.7.07

papo-mole[artigo 171]

foi a vez do jornal carioca 'O Globo' fazer uma matéria para provar a hipocrisia da sociedade brasileira [só para cadastrados]. sobretudo de sua elite, que se sente no direito quase obrigatório de fraudar uma carteira de estudante para pagar meia-entrada nos eventos culturais [cinema, teatro, shows e afins].

o interessante é ver a quantidade de absurdos que os estelionatários proliferam para justificarem o crime que cometem. essa é a verdade. a cada vez que se entrega uma carteirinha falsificada [originalmente ou não] em uma bilheteria é caracterizada uma ação de estelionato [artigo 171 do código penal].

as justificativas são as mais calhordas. separei algumas dessas para quem não tem cadastro e não pôde clicar na matéria.

"O preço dos ingressos hoje é tão absurdo que eu me vejo obrigado a usar a carteira de estudante. Se eu não fizer isso, meu padrão de vida não vai me permitir ir ao cinema e, muito menos a shows, que hoje custam R$ 150. Para quem tem família, não dá. Eu lembro da época em que o cinema era acessível. Hoje, é proibitivo" - E., 31 anos, advogado formado desde 1999 e que admite [o crime] usar carteira de estudante fraudulenta desde 2005.

"Acho um absurdo que cobrem tanto pela inteira. Eu já ouvi várias vezes que os produtores cobram o preço do ingresso dobrado para quem não tem carteira de estudante. Mas eu entendo. Realmente, os produtores não têm como cobrir o custo de um evento sem saberem quanto vão receber. Eu falsifico como protesto para que mude a lei da meia-entrada" - A., 25 anos, designer, que se formou há dois anos e se gaba de fazer o seu crime virar "oficial".

claro que ingressos poderiam ser mais baratos. é a reinvidicação da maioria dos estelionatários das carteiras. só que os próprios criminosos mimados, fazendo suas falsificações, estão contribuindo para que os ingressos fiquei ainda mais caro. a "forma de protesto" que o ex-estudante de designer utiliza é burra. só piora a situação.

interessante também é notar que não se vê estelionatário de carteirinhas na classe pobre, que é a primeira a sentir os efeitos dos altos preços das entradas. da mesma forma que os reacionários pregam que os usuários de drogas financiam o tráfico, os '171 das carteirinhas' estão afastando as classes mais pobres de ter acesso à cultura e informação.

o que é ideal pra que o '171 da burguesia' possa continuar na crista da sociedade, com seu scanner de alta definição, seu macintosh branquinho com a maçã reluzente, suas idéias burguesas. com toda parafernalha, ele se esquece [nem sabe, na verdade] que seu crime tem pena prevista de um a cinco anos de detenção, além de multa.

é a mesma coisa que falsificar uma carteira de motorista, uma certidão de nascimento, um atestado de óbito... é crime. mas ele pode. afinal, tem o advogado da família que vai arrumar um jeito rapidinho dele sair do xilindró. isso se um dia as pessoas irem parar na cadeia por infringir o artigo 171 do código penal.

10.7.07

ansiedade[do houaiss]

Datação
1789 cf. MS1

Acepções
■ substantivo feminino
1 grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia
Ex.: a demora no atendimento causava-lhe a.

2 Derivação: sentido figurado.
desejo veemente e impaciente
Ex.: com grande a. aguardava o seu casamento

3 Derivação: sentido figurado.
falta de tranqüilidade; receio
Ex.: com a., procurava um lugar para ocultar-se

4 Rubrica: psicopatologia.
estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso

Etimologia
lat. anxiètas,átis 'id.'; ver ang-; f.hist. 1789 ansiedade, 1844 anciedade

Sinônimos
ver sinonímia de inquietação

Antônimos
ver antonímia de fúria

vermelhinhos[no plantão]

por[emiliano cienfuegos]

alguém conhece o movimento negação da negação? pois bem, é um movimento de esquerda, que iniciou uma campanha, pelo menos, interessante nos últimos dias. os esquerdistas radicais estão por aí. ainda bem, porque é necessária a revolta e a indignação. a luta de classes é nítida. é necessário, ao menos, fazer barulho.

os movimentos sociais são importantes para a evolução do sistema. auxiliam um bocado no processo. eles esperneiam e tentam resistir ao capitalismo. a ordem do dia no MNN é o "ocupar e lutar! contra corrupção, desemprego e repressão". [ei, você! leia o manifesto, senão nem precisa continuar]

concordando ou não com os argumentos do MNN, é claro que são bastante contestadores. questionam um sistema que parece corroído, mas que não existe grandes saídas. o MNN prega a ocupação de instituições capitalistas falidas.

"a falência das escolas, universidades e fábricas é a expressão da falência do sistema capitalista, e sua ocupação coloca na prática a possibilidade de estudar e produzir de outra forma, sem burocratas nem patrão", diz uma parte do texto.

e tudo isso faz muito sentido. mas os capitalistas não têm sentido para enxergarem isso.

é viagem minha, ou tem mais gente que tem sentido que iniciativas populares podem realmente mudar alguma coisa?

é preciso reivindicar.

9.7.07

argentinos[meio ambiente]

por[emiliano cienfuegos]

argentinos e uruguaios contrários à instalação de uma papelera no rio uruguai. e eles continuam brigando. dessa vez, mais uma fronteira foi bloqueada. são três no total. por tempo indeterminado.

a fábrica vai funcionar, teoricamente, em outubro. resistência máxima. afinal, o rio uruguai nasce no brasil. e ainda é utilizado em conjunto pelos dois países latino-americanos. a papelera é finlandesa. destruir por aqui é mais gostoso.

atitude de bravos guerreiros! pela liberdade da américa latina.

6.7.07

orgasmo no cinema

desde muito tempo o homem aprecia o sexo. desde eva e adão [hahahaha, maldita maçã], desde os primórdios, desde que foi descoberto a delícia que é ter um orgasmo.

se é uma delícia. muita gente gosta. se muita gente gosta, vira discussão filosófica, vira papo de boteco, vira tema de tese de mestrado, vira motivo de discórdia, de disputa, de conquista... de tesão.

e o cinema, na sua função, tem em muitos roteiros o desafio de reproduzir na telona [e depois na telinha] uma sensação particular. íntima demais. por ser assim, a licença poética no cinema na hora de encenar um orgamo é máxima.

clique AQUI e veja os DEZ melhores [ou não] orgasmos do cinema.

meu voto é do número cinco [¿cuánto me amas?]