26.4.07

[en]cobrindo idéias com malícia

publicitários são pretensiosos. agora, com o tal marketing de guerrilha, tentam a todo custo impôr suas idéias, compradas pelos seus clientes. difícil é ter discernimento para escapar dessas campanhas publicitárias sublimes, apoiadas na grande capacidade de absorção de idéias do subconsciente do ser humano. elas estão aos montes por aí. poucos vêem. ou notam. ou até mesmo se importam com as manifestações.

outra grande capacidade dos publicitários é a de tentar se apossar das coisas que já existem há muito tempo. dias da semana, fórmulas químicas... tudo pode virar produto nas mãos dos conhecedores das técnicas publicitárias. são os mesmos publicitários que 'concorrem' às contas governamentais, que por sua vez inundam seus caixas com dinheiro público. tentam forçar o que marcas como a bombril [com as palhas de aço] conseguiram de forma espontânea.

outro dia havia um grafite dos gêmeos próximo ao metrô sumaré, na av. dr. arnaldo, em são paulo. era bonito, dois garotos característicos desses gênios segurando uma bandeira do Brasil. pela vestimenta dos 'bonecos' e do que estava escrito na bandeira [ordem e regresso], fazia uma crítica à situação. três ou quatro semanas depois, papéis de presente cobriram os desenhos dos grafiteiros. estes muito reconhecidos no exterior [como é de praxe aqui].

fiquei encanado com aquilo. pra quê aqueles papéis de presente, ainda mais em cima de uma obra tão bonita e crítica como aquela?

hoje descobri. era uma campanha publicitária. marketing de guerrilha feito por uma agência contratada por uma fabricante de telefones celulares... passando por cima de tudo.

22.4.07

ô loco, mêu!

serginho groisman faz um dos programas mais babacas da tevê aberta brasileira. aquele altas horas, na madrugada de sábado para domingo, é pior que os programas de vendas de tapetes persa e jóias sudanesas. o formato é batido, populista, panfletário global... a banda das mulheres é horrível, as entrevistas de serginho com os jovens são bobas e superficiais. isso para não falar dos convidados globais. serginho se transformou em bonecão da globo. bons tempos aqueles do matéria prima, na época em que a TV Cultura era realmente pública.

topei com o cordel do fogo encantado numa madrugada dessas. fiquei constrangido ao ver a banda em um dos palcos [eles têm três ou quatro deles no programa]. lirinha não parecia o mesmo de sempre. a banda não parecia a mesma. também pudera. acostumada às apresentações cênicas e de quase transe do vocalista, a banda perdeu a graça ali naquele espaço superficial e fútil. onde a discussão de idéias, o principal tema do programa, tenha sido deixada de lado há muito tempo.

lirinha foi questionado por serginho. queria saber se poderia tocar mais uma música. lirinha leu todas as datas dos próximos shows e anunciou a música 'morte e vida stanley'. o som começou, as luzes não se apagaram, e a apresentação pareceu fora de contexto. o público, claro, não entendeu o som. o lirinha não pirou no palco, e a cena começou a ficar ainda mais ridícula que o próprio programa.

por que os caras foram no altas horas? será porque o lirinha namora a atriz-cult leandra leal? deve ser... a globo necessita fagocitar todos aqueles que se aproximam de seus produtos. se não conhecesse o cordel dos tempos de sesc pompéia acharia aquela banda um lixo. foram engolidos ali pela falta de aprofundamento do altas horas. desliguei a tevê antes de ouvir mais besteiras. a música nem acabou... não precisava daquilo.

"ô lôco, meu!", como diria fausto silva. "mais do que nunca, a melhor banda de pernambuco no palco do domingão".
logo mais, é só aguardar.


++++++++
clique aqui e veja um trecho do cordel do fogo encantado tocando a música 'preta', no altas horas. lirinha se esforça, mas não consegue se soltar no palco do programa. ficou sem graça, ficou falso.

13.4.07

décadas passadas

* oswaldo nunes & the pop's - tá tudo aí [1969]
* erlon chaves & banda veneno - internacional vol. 2 [1973]
* erlon chaves & banda veneno - internacional vol. 4 [1973]
* peter thomas e seu conjunto - por dentro do sucesso vol.2 [196?]
* mestre lagrila no samba - nova 105 fm [1992]
* a enluarada elizeth - com clementina, cartola e codó [1967]
* joão bosco - galos de briga [1976]
* alceu valença - oropa, frança e bahia (ao vivo) [1989]

alteração

ainda bem que é possível alterar os preconceitos. aconteceu isso. interessante demais. se as pessoas tivessem essa moral de mudar suas opiniões e conceitos sempre que possível, o mundo seria melhor. com menos cabeças duras.

2.4.07

[curta]tarantino's mind

selton mello e seu 'sagatiba' jorge fizeram um curta bem legal. se chama 'tarantino's mind', e foi lançado em 2006. já ganhou prêmios, claro. a produção foi muito boa.

vale a pena conferir. senton mello está bem no papel de um obcecado pelo diretor
quentin tarantino. o ator desenvolve uma teoria associando os vários roteiros escritos por tarantino.

e está fácil de ver. no google video, digite tarantino's mind. ou clique aqui: [2006] tarantino's mind, com selton mello e seu jorge [15min]