27.12.06

hipocrisia materna [no congresso]

dona regina da silva é mãe do mais famoso policial militar brasileiro [marcelo da silva, carioca marido da atriz susana vieira]. e, como toda mãe, tem a mania de empregar a cegueira quando se trata de problemas de seus filhos. ela teve a cara de pau [de mãe] para dizer que seu filho não usa drogas, apenas que seu estado agressivo após a quebra de um quarto de motel no rio de janeiro era porque tinha "consumido álcool em excesso". ela só se esqueceu que o álcool é uma das drogas mais nocivas à sociedade brasileira. é tão droga quanto a maconha, a cocaína, a endorfina, a morfina, o ácido, o ecstasy, o ópio, o açúcar, a cafeina, a nicotina, o tabaco...

a atitude de dona regina, de proteger sem pensar a honra de seu filho, tem muito a ver com a cara de pau da maioria dos parlamentares brasileiros. tem a ver com a maneira que o congresso escreve a história do Brasil. é um reflexo. assuntos de interesses importantíssimos para o bem-estar da sociedade só são discutidos quando também colabora com o interesse pessoal de algum parlamentar. e ainda sim é tratado com desdém pela parcela congressista que não está nem um pouco preocupada com aquele assunto. não lucrarão nada afinal.

o que se ganha com determinados assuntos é o que conta. desde o aumento da popularidade entre os pares no congresso, como entre a população. é isso que interessa. para que defender causas polêmicas, como a relação da sociedade brasileira com as drogas, ou os efeitos do álcool e do cigarro na população? ou até mesmo questões ainda mais espinhosas, como a legalização ou não do aborto. não, não, eles não estão preocupados. assim como dona regina, eles só se importam em limpar a barra própria. que se dane a coletividade. para dona regina, basta ver uma reportagem das organizações globo sobre os 'males do álcool' para que ela mude de idéia.

a verdade é que pouca gente tem vontade ou capacidade para dar a cara para bater e discutir seriamente assuntos cabulosos. a pressão é muito grande.têm as bancadas no congresso que só defendem os interesses. tem a bancada da pecuária, da soja, das armas, da agricultura, do meio ambiente, dos evangélicos, do futebol, dos empresários, dos grileiros, dos fazendeiros, dos donos de fazendas de carvão, da indústria de papel e celulose, da exploração escrava... só não existe a bancada do progresso e da evolução.

muito menos das mães.

26.12.06

fidel resiste, contra a vontade ianque

o comandante está livre para comandar. a ilha de Cuba. pelo menos é essa a notícia do médico espanhol José Luis García Sabrido, depois de passar uns dias analisando o estado físico de Fidel Castro. disse que tá tudo beleza com ele. pode voltar à ativa. ele viajou inclusive com um avião contendo equipamentos médicos não existentes na ilha. foi preparado para o pior, mas voltou com a boa notícia. pelo menos boa notícia para parte da população mundial, que simpatiza com o líder.

pelo jeito, os estados unidos terão ainda um bom período de preocupação. aos 80 anos, Fidel Castro parece que vai durar ainda mais. as declarações do médico espanhol, que é chefe do hospital Gregório Maranon, em Madri (ESP), indicam que o comandante não tem câncer. por conta de um problema no sistema digestivo foi afastado em 31 de julho, o que não acontecia desde a revolução cubana de 1959.

john negroponte, chefe do serviço de inteligência dos estados unidos, chegou a prever sua morte. disse há exatos 11 dias que "fidel morreria dentro de alguns meses". pelo jeito está enganado. por isso, o plano ianque de tomar conta da ilha de Cuba, assim que Fidel passar dessa para melhor, terá de esperar. os donos do mundo terão de esperar, ao que parece, mais algum tempinho para colocar em prática o plano.

e que a espera seja longa.

25.12.06

paulada na aracruz

a aracruz papel e celulose perdeu, finalmente, uma batalha jurídica. foi condenada pela Justiça a retirar os outdoors e todo o material ofensivo aos índios da tribo Tupiniquim e Guarani de seu sítio na internet. uma boa notícia em tempos de cegueira natalina. desde outubro a empresa, que se diz brasileira 'fazendo um lindo papel lá fora', espalhou pela região do município de Aracruz (ES) ofensas aos índios.

tudo isso com o objetivo financeiro, como não poderia deixar de ser. eles ocuparam 11 mil hectares de terras indígenas, para poderem plantar eucaliptos, muitos eucaliptos e criar mais um dos vários desertos verdes que acabam com o meio ambiente. as plantações de eucaliptos só rivalizam em número e em destruição ao meio ambiente com a soja. suas plantações crescem nos estados do Norte e Nordeste do Brasil.

para que não seja esquecido que as grandes coorporações fazem com o meio ambiente, segue então links sobre as barbaridades cometidas pela aracruz, sempre ligada ao poderio econômico e midiático brasileiro. afinal, eles estão 'fazendo um belo papel lá fora'. que significa: destruir o meio ambiente aqui, para vender papel lá, no exterior.

veja mais [links]
- o que é a aracruz? - entrevista com simone batista, geógrafa, metre pela USP. um impressionante relato sobre a atuação da empresa. descaso com o meio-ambiente.
- fotos dos outdoors da aracruz
- aracruz no tribunal - por crimes ambientais

groselhas natalinas

hoje é dia 25. natal dia das groselhas natalinas. e nada melhor que o bento 16 para destilar mais algumas de suas declarações sem coerência. falam-se de hugo chávez e de evo moráles como líderes populistas na américa latina, mas o papa alemão conservador também gosta de falar das suas.

desta vez, pediu que seja revista a situação das crianças no mundo, essas que pegam em armas nos conflitos no oriente médio. só se esqueceu de falar se as crianças molestadas pelos padres católicos nos estados unidos se encontram em suas orações.

o papa também expressou sua preocupação com os conflitos no oriente médio [no iraque e no líbano, sobretudo], e também lembrou que não se pode cultuar a tecnologia. que deus está acima de tudo isso e a tecnologia não funciona sem a presença de deus.

ao falar sobre as crianças que "mendigam ao redor do mundo", bento 16 se esqueceu. acabou não lembrando que o vaticano, o estado mais rico do planeta, tem sua renda proveniente da mendicância feita com seus fiéis. os fiéis dão dinheiro, e o vaticano enriquece.

já sobre os conflitos no oriente médio, bento 16 também se esqueceu que foi a igreja católica que pregou o conflito durante anos [contra quem não acreditava nos dogmas católicos e discordava de suas colocações]. para isso matou muita gente. gente de bem.

e a tecnologia também é muito apreciada dentro dos muros do vaticano. tecnologia que criou o papa-móvel, que digitalizou os arquivos sagrados da igreja, que organiza o sistema de segurança para proteger a fortuna. uma quantia organizada desde muito tempo, repleta de obras de arte e trabalhos em ouro que hoje deveriam estar em museus, e não nos cofres sagrados do vaticano.

mas, discursos são discursos, e abraça quem quiser.

24.12.06

bom natal [interrogação]

o catolicismo, ancorado na imagem do ilustríssimo senhor Joseph Alois Ratzinger, que se transformou no papa bento 16, deu mostras de preconceito explícito em plena véspera de natal, a maior das celebrações católicas. negou serviço religioso católico ao senhor italiano Piergiorgio Welby. ele era um defensor da eutanásia.

eutanásia versus assassinatos. no passado, todos sabem que os assassinatos eram comumente defendidos pelo catolicismo. 'bruxas' foram queimadas, qualquer tipo de oposição à filosofia papal era expurgada. quase sempre com violência e agressividade. as pessoas eram marcadas como 'herege'. sofriam a violência cotidiana da inquisição na idade média.

hipócrita é o papa. que nega funeral religioso católico a um defensor da eutanásia. cerca de 1.000 pessoas foram à rua na itália protestar contra o papa: 'vergonha, vergonha, vergonha...', gritavam. vergonhas maiores ainda são cometidas ao redor do mundo e o vaticano, o estado mais rico do mundo, não faz nada.

o que é mais vergonhoso e indecente: uma pessoa pedir para morrer porque não suporta mais os sofrimentos de uma doença [como a distrofia muscular avançada de Piergiorgio Welby] ou a população que passa fome na áfrica e não tem acesso a água potável por puro capricho econômico da elite mundial?

muitos morrem todos os dias por motivos principalmente capitalistas, e o papa não faz nada. apenas os seus discursos retrógrados e muito longe da realidade atual. tá na hora da igreja assumir sua posição de instituição em decadência e assumir uma postura mais moderna. as mulheres são apedrejadas na nigéria e ninguém se mexe.

a humanidade dubem está cansada de hipocrisia, cansada de ver as instituições querendo manter as suas 'tradições' em detrimento do progresso, das discussões sérias que precisam de debates, não de imposições, terrorismos psicológicos. opressão intelectual.

afinal, a repercussão negativa [financeiramente falando] ao vaticano da proliferação de livros como o 'código da vinci' é muito mais importante que tentar impedir que uma jovem morra apedrejada por cometer adultério. enquanto isso, as acusações e denúncias são varridas para debaixo do tapete [como no caso das acusações de pedofilia a padres em todo o mundo, sobretudo nos estados unidos]...

mas onde e quando houver a oportunidade de fazer discurso para manter a soberania da igreja católica, pode ter certeza que lá vai estar Joseph Alois Ratzinger. mesmo que para isso seja preciso que algumas pessoas sofram... graças a deus.

19.12.06

salvadores da pátria

parece que acabou a graça dos presidentes do senado federal e da câmara dos deputados. renan calheiros (PMDB-AL) e aldo rebelo (PC do B-SP), respectivamente, presidentes de cada casa, terão de colocar o rabo entre as pernas. o superior tribunal federal (STF), que também conta com alguns calhordas, decidiu que o aumento de 91% para os parlamentares precisa ser votado pelo plenário para ser aprovado.

isso graças a três deputados: FERNANDO GABEIRA (PV-RJ), RAUL JUNGMAN (PPS-PE) e CARLOS SAMPAIO (PSDB-SP). eles entraram com um mandado de segurança e o STF julgou equivocada a decisão das duas casas. as duas que representam o povo nas decisões mais importantes. tomam os rumos do país. os ilustríssimos parlamentares, representantes dos deputados e senadores na manobra ridícula, quiseram traquinar.

eles se aproveitaram de um decreto legislativo (444) de 2002 para tentar empurrar goela abaixo do povo o pequeno aumento, que geraria (e ainda pode gerar) um efeito cascata degradante. não se pode esquecer que os parlamentares iriam ter um pequeno aumento de R$ 12.847,20 para R$ 24.500,00. pouca coisa. o salário mínimo tá valendo quanto mesmo?

mas eles não desistem. insistem em colocar o povo em situação ridícula. adoram a sensação de poder, de se auto-promoverem. melhor ainda quando tem a ver com o aumento de sálario. ah, salário que eles recebem QUINZE vezes por ano, já que além do 13º salário, eles ainda ganham o 14º e o 15º salários. claro, eles precisam de uma ajuda de custo para o caviar. só aqui mesmo.

no final das contas, o STF sai de salvador da pátria, mas o povo se esquece que a presidente do STF Hellen Gracie tentou a mesma manobra para aumentar os salários do Judiciário. mais efeito cascata. é aquele joguinho escroto de poder. isso porque ao apagar das luzes, o Senado e a Câmara terão seus desejados aumentos em breve. e o STF também terá a sua parte.

todos terminam ostentando a posição de super-heróis, de salvadores da pátria, com seus objetivos conquistados. dinheiro, dinheiro, dinheiro e um rombo nos cofres públicos [que vale lembrar são cheios com os impostos da população honesta] e que se foda o povo e a opinião pública.

17.12.06

sobre a caixa de sulfite

os brasileiros são mesmo guerreiros. porque se dependerem de quem organiza as coisas por aqui estão [estamos] ferrados. sem rumo. muito menos direção. quando muito orientação. parece que as coisas não funcionam mesmo. ninguém testa nada antes de pôr em prática. a idéia é simplesmente cumprir o objetivo, mesmo que da maneira mais caótica.

final da copa do mundo de ginástica, no ginásio do ibirapuera, deu mostras do porquê quase todos os esportes por aqui são chamados de 'amadores'. para se ter uma idéia, os oito melhores atletas do mundo entre 2005 e 2006 estiveram no ibirapuera para a disputa. e nem isso foi suficiente para que os bastidores fossem organizados.

teoricamente, a competição poderia contar como ensaio do pan-americano do rio de janeiro, em 2007. mas a bagunça foi tanta, que fica difícil de imaginar um pan-americano por aqui. que dirá uma copa do mundo de futebol ou uma edição dos jogos olímpicos. impensável. funcionários perdidos, sem as corretas informações era o mínimo.

a sorte [e muitas vezes azar] é que os brasileiros são mesmo guerreiros. os resultados dos ginastas brasileiros foram tão expressivos, que juntando isso ao ineditismo do feito [foram duas medalhas de ouro (solo com diego hypólito e daiane dos santos), duas de prata (daniele hypólito na trave de equilíbrio e laís souza no salto) e uma de bronze (laís souza no solo)] ofuscam a bagunça. o caos.

no fim foi tudo um sucesso. lindo, magnífico. e enquanto isso, um dos funcionários da organização me pede de volta a caixa de papel sulfite que usei nos dois dias como assento na sala de imprensa, por falta de cadeiras. ao apagar das luzes do ginásio, tudo é experiência e aprendizado. resta apenas colocar em prática tudo isso. que venha o pan-2007.

14.12.06

calhordas de plantão, e pelo povo

está explicado porque o deputado aldo rebelo (PC do B - SP), presidente da câmara, e o presidente do senado renan calheiros (PMDB-AL) estavam cheios de intenções para aprovarem o pequeno aumento para o pessoal do judiciário, ridicularizado na figura da presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie.

os presidentes queriam aumentar seus salários, e de seus comparsas parlamentares, de R$ 24,5 mil para R$ 30,3 mil. parece coisa pouca perto da notícia de que o salários dos parlamentares também irão subir. só que a ganância parece maior ainda.

o salário atual de R$ 12.847,20 parece muito pouco mesmo. o salário mínimo está valendo quanto mesmo? para a alegria geral, os presidentes se uniram para uma votação conjunta para dividirem o ônus do reajuste de somente 90,7%. quase o dobro do anterior. o valor do novo salário é de apenas R$ 24.500,00. pouquinho

20 deputados e 6 senadores votaram pelo reajuste. só votaram contra a senadora heloísa helena (PSOL-AL) e os deputados henrique fontana (PT-ES) e chico alencar (PSOL-RJ).

confira a lista dos representantes [calhordas] do povo no congresso, que votaram a favor do pequeno reajuste salarial:

aldo rebelo (PC do B-SP) - dep.aldorebelo@camara.gov.br
renan calheiros (PMDB-AL) - renan.calheiros@senador.gov.br
ciro nogueira (PP-PI) - dep.cironogueira@camara.gov.br
jorge alberto (PMDB-SE) - dep.jorgealberto@camara.gov.br
luciano castro (PL-RR) - dep.lucianocastro@camara.gov.br
josé múcio (PTB-PE) - dep.josemuciomonteiro@camara.gov.br
wilson santiago (PMDB-PB) - dep.wilsonsantiago@camara.gov.br
miro teixeira (PDT-RJ) - dep.miroteixeira@camara.gov.br
sandra rosado (PSB-RN) - dep.sandrarosado@camara.gov.br
colbert martins (PPS-BA) - dep.colbertmartins@camara.gov.br
bismarck maia (PSDB-CE) - dep.bismarckmaia@camara.gov.br
rodrigo maia (PFL-RJ) - dep.rodrigomaia@camara.gov.br
josé carlos aleluia (PFL-BA) - dep.josecarlosaleluia@camara.gov.br
sandro mabel (PL-GO) - dep.sandromabel@camara.gov.br
givaldo carimbão (PSB-AL) - dep.givaldocarimbao@camara.gov.br
arlindo chinaglia (PT-SP) - dep.arlindochinaglia@camara.gov.br
inácio arruda (PC do B-CE) - dep.inacioarruda@camara.gov.br
carlos willian (PTC-MG) - dep.carloswillian@camara.gov.br
mário heringer (PDT-MG) - dep.marioheringer@camara.gov.br
inocêncio oliveira (PL-PE) - dep.inocenciooliveira@camara.gov.br
demóstenes torres (PFL-GO) - demostenes.torres@senador.gov.br
efraim moraes (PFL-PB) - efraim.moraes@senador.gov.br
tião viana (PT-AC) - tiao.viana@senador.gov.br
ney suassuna (PMDB-PB) - neysuassun@senador.gov.br
benedito de lira (PL-AL) - dep.beneditodelira@camara.gov.br
ideli salvatti (PT-SC) - ideli.salvatti@senadora.gov.br

10.12.06

na rabeira da cidade

estava longe de casa. a bola amarela rolava na sua frente. chutava aquele passatempo, como quem tocava a vida em frente. bem na frente. na mão direita, por baixo da camiseta pólo amarela, surrada, provavelmente doada por alma caridosa, leandro segurava um saquinho. aspirava de vez em quando. olhando para os lados.

tinha 12 anos e queria chegar na praça da sé, mas logo mudou o destino para a praça da árvore. não sabia ao certo o que queria. estava confuso. provavelmente entorpecido pelas sensações causadas pela mais acalentadora das drogas entre os meninos de rua. mas disse que não morava na rua. mas não sabia também o que iria fazer na praça da árvore.

escondeu o saquinho dentro da camiseta. em seu ventre. entrou no ônibus que levava ao centro, e também à praça da árvore. a velhinha, ingênua, acostumada com um bairro nobre, ainda o alertou sobre sua bola, esquecida na calçada. deu de ombros. a bola amarela foi apenas sua acompanhante durante a madrugada. chutando, chutando... entre aspiradas.

passou por baixo da catraca sem pedir ao cobrador, que num lampejo nem pensou no dinheiro do patrão. era domingão. o moleque precisava dar uma volta. mesmo que sem destino. dentro do ônibus, pediu discretamente um trocado a uma senhora que subiu três pontos na frente. ela disse que não tinha. estava indo para a ingreja. mas e o dizimo?

a igreja precisa muito mais do dizimo que aquele menino. afinal, o próximo bazar para angariar fundos para a paróquia estava próximo. muito mais importante que aplacar a fome daquele garoto, que perdeu a 'carona' no busão de volta para casa. apenas o irmão, alex, "conseguiu pegar rabeira". leandro acabou caindo.

já estava no centro. rápido assim. bem mais rápido que imaginava. disse que iria para a sé "arrumar um dinheiro". idéia louca. domingão não é dia de pedir dinheiro na sé. menos movimento, talvez. um saco de cola custava 5 reais. mentiu. concordou que era dinheiro demais e diminuiu para R$ 1,00. "uma bolona assim, ó", fez com a mão.

estava sonado. cheirou dois sacos na noite anterior. ainda confuso. contou que gostava da cola pela sensação. era "quase um viciado", porque quando estava em casa sentia falta, às vezes. eram prazerosas as tais visões. falou também que quando cheirava, olhava para as pessoas e elas derretiam. "se olho para aquele cara, aos poucos, ele vai mudando".

em casa, o cara aparece de novo na sua cabeça, ele contou bem baixinho. de repente, aparecia. como uma visão, aparecia na mente. em realce. se encantou com a movimentação da feira, na rua paralela por onde passava o busão. mudou de caminho, apertou a parada. desceu com a meta de comer alguma coisa e pedir dinheiro entre a elite, freqüente ali.

na feira, andam entre os humildes. fazem caridade e lavam suas almas. tiram um pouco do peso das costas, afinal, estão ajudando um pobre moleque de rua. faz bem pro ego, é como se ganhassem o dia. quando chegam em casa, com a mesa farta e filhos ao redor, já nem se lembram mais do menino carente. que segue seu caminho clandestino. na fé, negô.

9.12.06

a tábua [de esmeraldas]

Julgar aquele ou este disco como o melhor da carreira de jorge ben (para muitos vai ser sempre chamado assim) será considerado um absurdo por algumas pessoas que gostam de sua obra. Uns preferem seu primeiro disco [Samba Esquema Novo, 1963], que revolucionou a música com aquela batida diferente. Tem também aqueles que preferem África Brasil [1976] marcado pela exaltação das raízes afro da música brasileira, além do futebol e do esoterismo. Fica difícil escolher o melhor. É que na verdade não existe o melhor, mas sim aquele que é o melhor enquanto [no momento] escuta. Nada mais que isso. É um melhor temporário.

Sendo assim, 'A Tábua de Esmeraldas', lançado em 1974, exatamente 11 anos depois do primeiro registro por uma gravadora, aparece como um disco mágico, daqueles que não se consegue pular sequer uma faixa. Ele não enjoa nunca. São 12 músicas da melhor qualidade, todas elas escritas de maneira solo, não divide as composições.

Muito influenciado pela leitura da obra do alquimista Hermes Trimegistos, Jorge Ben consegue transformar isso em ótimas músicas, caso de 'Os Alquimistas Estão Chegando', 'Errare Humanun Est' e 'Hermes Trimegistos e Sua Celeste Tábua de Esmeralda'. Esta última é composta também com frases geniais, como as encontradas na 'Tábua de Esmeraldas' escritas por Hermes em tempos remotos: "O Sol é seu pai; a Lua é sua mãe; o Vento carregou-o no ventre; a Terra é sua nutriz", que representa os 4 elementos é um ótimo exemplo. Bom demais. Provoca uma certa sensação de paz.

Sensação boa também provoca 'Eu vou torcer'. Na sucessão de palavras agradáveis (paz, alegria, amor, sorriso...) Jorge Ben exalta as coisas gostosas da vida, e dá uma lição de otimismo e alto-astral. A letra diz que "vou torcer pelas moças bonitas". Assim, o carioca de suíngue especial não deixa as mulheres de lado. 'Magnólia' e 'Menina Mulher da Pele Preta' representam a capacidade que JB tem de tratar as mulheres com carinho, com doçura e certo respeito. Em 'Minha Teimosia é Uma Arma pra Te Conquistar', o poeta bombardeia uma certa 'mulher' com todo o seu poder de persuasão, seu repertório de agrados. Sempre de maneira descontraída e muito direta.

A marca das raízes africanas gravadas na 'Tábua' é, sem dúvida, 'Zumbi'. Com o violão que só ele sabe [ou sabia?] tocar, JB faz sua referência a Zumbi dos Palmares, e todo o universo dos escravos que viveram no Brasil na época da Casa Grande & Senzala. A música 'Brother' segue a veia negra. O violão bem marcado, um delicioso coro acompanhando e a letra escrita em inglês mostra uma forte influência da música gospel negra norte-americana. A passagem "Jesus Christ is my Lord, Jesus Christ is my friend" entrega isso.

Jorge Ben também aproveita para falar da vida dos outros, conta história em duas canções: 'O Namorado da Viúva' e 'O Homem da Gravata Florida (A Gravata Florida de Paracelso)'. Novamente com bom humor e sacadas fantásticas, JB conta a história do cidadão Paracelso, que usava uma "gravata sensacional" com detalhes na gravata — novamente o alto-astral e a sensação de paz e prazer encontradas em várias de suas letras. Já em 'O Namorado...', o enredo é sobre um uma viúva que deixa todos loucos para ficar com ela. É um barato.

A música 'Cinco Minutos (5 Minutos)' é um lamento de Jorge Ben. De novo encarnando o poeta que tem uma relação bem sincera com as mulheres, JB mostra uma afetiva em que se deu mal, foi rejeitado. Com aperto no coração, o poeta tenta justificar o valor do tempo. Perder a mulher — como na canção 'Que Pena', do disco Jorge Ben [1969], é fato recorrente em sua letra. Encerra-se 'A Tábua' com uma música reflexiva e intrigante.

'A Tábua de Esmeraldas', no mínimo, ocupa um lugar entre os melhores discos da carreira do compositor carioca, torcedor do Flamengo e apaixonado pelas mulheres e pelas coisas boas da vida — o disco está entre os melhores da música brasileira. Vale a pena ouvir 'A Tábua'. É garantia de boa música.

Melhor mesmo é ouvir 'A Tábua' em vinil, se possível, lógico. Isso pelo simples fato de poder ficar pirando nos desenhos da capa, que em CD se restringe a uma cópia reduzida — na contra-capa do vinil é possível ver uma gravura de Hermes Trimegistos sobreposta a uma foto de Jorge Bem em que não aparece seu rosto. Aparecem apenas seus braços segurando um violão elétrico para baixo, como quem descansa para falar ao microfone entre uma música e outra.

Fantástico!

o texto foi publicado no sítio da banda 'clube do balanço'