24.10.06

nome aos bois

o vídeo institucional da Aracruz Papel e Celulose está, claro, disponível no youtube. basta clicar aqui para acompanhar quem são os ídolos que abraçaram a campanha.

pra quem tiver preguiça de clicar, segue a listinha das 'celebridades' que apóiam as ações da aracruz contra os índios e ajuda na ampliação dos desertos verdes.

- seu jorge - cantor e compositor carioca cult, dito intelectual e preocupado com "os rumos do país, mas agora não dá mais";
- bernardo rezende, o bernardinho - técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, trocentas vezes campeão mundial e da liga mundial;
- daiane do santos - pupila da rede globo, campeã mundial de ginástica;
- acelino 'popó' freitas - mais um pupilo esportivo da rede globo, o boxeador, que é péssimo tecnicamente, tem a mesma credibilidade de quem anunciou sua aposentadoria, e menos de um mês após disse que voltou atrás na decisão;
- robert scheidt - velejador octacampeão mundial na classe laser e burguês de carteirinha. patrocinado pela indústria farmacêutica (medley genéricos) e estatais (banco do brasil);
- marcos pontes - aspirante a astronauta que foi até o espaço por U$ 20 milhões, dinheiro do estado. quando voltou para a terrinha, pediu aposentadoria e agora ganha dinheiro dando palestras;
- pelé - o maior de todos os babacas esportivos. aquele que não teve coragem e hombridade para assumir a filha Sandra Regina.

agora aquela pergunta:
será que eles sabem das 'qualidades' da aracruz?
resposta:
se não sabem, são ingênuos, deveriam saber. porque é a imagem deles que está contribuindo para a aceitação das ações de 'progresso' da aracruz.


++++ [sobre]
censura na feira verde --- a já tradicional truculência dos donos dos espaços públicos. pessoal é proibido de panfletar na feira do verde. o som é ruim, mas as imagens mostram bem.

10.10.06

...enquanto isso no Espírito Santo

muita gente deve ter topado com um lindo comercial da 'aracruz papel e celulose' durante a copa do mundo da alemanha, nas transmissões da rede globo de televisão. robert scheidt, popó, daiane dos santos, bernardinho, o astronauta marcos pontes, o rei (?) pelé...

são esses alguns dos garotos propagandas da empresa em um comercial institucional veiculado com o fundo musical de 'balé de berlim', música do ilustrísismo ministro da cultura gilberto passos gil moreira. "é a aracruz fazendo um bonito papel lá fora", era o slogan.


pois bem. enquanto a copa do mundo rolava, a empresa que faz um papel bonito lá fora não estava ligada na apatia do time brasileiro. estavam mais preocupados com suas plantações de eucaliptos. grande parte dela em territórios indígenas no espírito santo.

desta vez a aracruz tem tentado jogar a população do espírito santo contra os índios. a tática baixa é espalhar publicidade pela região, que abrange o município de Aracruz (ES), jogando a população contra os índios tupiniquins e guaranis. tudo isso por causa de terras.

"a aracruz trouxe o progresso. a funai, os índios". essa mensagem de cunho racista pôde ser vista em um outdoor na região. além disso, o assunto interessa ao dono do maior veículo de comunicação do espírito santo, a rede Gazeta [leia-se, retransmissora da rede globo, a mesma que veiculou o comercial exaltando as conquistas da aracruz].

o dinheiro fala, como sempre.

veja mais [links]
- o que é a aracruz? - entrevista com simone batista, geógrafa, metre pela USP. um impressionante relato sobre a atuação da empresa. descaso com o meio-ambiente.
- fotos dos outdoors da aracruz
- aracruz no tribunal - por crimes ambientais

2.10.06

banquetes indigestos...

informação vale muito no mundo. no Brasil a coisa vai ficando mais violenta a cada hora. agressiva. pouco escrúpulo de quem comanda. e saber manejar as informações pode ainda valer mais. muito dinheiro. informações bem colocadas. na hora certa. as eleições provaram isso mais uma vez. provou no primeiro turno. presidente e governo da bahia.

geraldo alckmin [PSDB - PSDB/PFL] conseguiu surpreender a todos e levou a disputa com o presidente lula [PT - PT/PRB/PC do B] para o segundo turno. clara manipulação da imprensa. por mais incrível que pareça. é verdade que lula deu brecha. não foi ao debate, isso pesou. mas pesou também o favorecimento. grande veículos de comunicação. mancomunados com o poder.

até semana passada as pesquisas indicavam uma coisa. de repente. as fotos dos dólares são estampadas. capas de jornais. um delegado admitiu diante de gravação da rede globo. entre outras emissoras. queria "fuder o governo e o PT" [agência carta maior - 30.out.2006]. um empurrãozinho de um lado. e de outro escondeu o jogo. não deu a informação. prevaricou.

se aqui no sudeste a imprensa teve influência a favor do PSDB, na bahia a coisa não deu muito certo. depois de 16 anos sob a batuta de ACM. antonio carlos magalhães. o cara caiu. paulo soto [PFL - PP/PL/PFL/PAN/PHS/PTC] foi traído pelas pesquisas. semana passada tinha 48% das intenções de voto. após 99% das urnas apuradas. o resultado: 43,02% no primeiro turno.

os 48% indicados pelo ibope. traiu paulo soto. o candidato jaques wagner [PT - PT/PMDB/PC do B/PSB/PPS/PV/PTB/PMN/PRB] terminou o primeiro turno com 52,89% dos votos válidos.. tinha 31% nas pesquisas. foi eleito direto com de 3,2 milhões de votos. impressionante. uma grande virada de jogo. lá os meios de comunicação falharam. não foram piedosos. ACM é dono da globo da bahia. nepotismo.

e assim segue. a comunicação servindo de alimento. devorando e exaltando conquistas. mesmo que sejam para ela própria. servindo aos interesses das grandes corporações. olhando para o próprio umbigo. querendo mais. tirando dos poucos. banquetes e afins...